De olho nos preços altos

De olho nos preços altos

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Médias e porcentagem
Tipo: Informática

Se pudermos oferecer aos alunos oportunidades para que apliquem em situações reais os conhecimentos com os quais estão trabalhando, eles podem compreender como a Matemática faz parte da vida de todos.

É o caso da planilha eletrônica, utilizada como ferramenta para calcular médias e porcentagens, possibilitando assim fazer uma melhor escolha de preço. A atividade é a seguinte:

1. Divida os alunos em grupos e selecione com eles cinco ou seis produtos que costumam comprar em supermercado, vendas e feiras. Cada grupo vai pesquisar num estabelecimento diferente o preço desses produtos.

2. Socialize os dados trazidos pelos alunos para que montem uma tabela, usando a planilha eletrônica. Por meio das funções da planilha, eles calculam, por produto: a) o maior preço (função máxima); b) o menor preço (função mínima); c) a média (função média); e d) a variação de preços.

3. Construa com eles o gráfico de barras empilhadas, por linha, e compare os dados identificando o local que oferece menor preço total na compra dos produtos relacionados (clique aqui para ver um modelo).

4. Para concluir, promova um debate sobre os motivos das variações tão grandes de preços e de que forma podem economizar comprando em um único supermercado.

Texto original: Mariza Mendes
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *