Cultura negra e povo brasileiro

Cultura negra e povo brasileiro

Disciplina:

Geografia

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: População brasileira
Tipo: Filme

Onde encontrar: TV Cultura ou
Itaú Cultural (Midiateca)

O vídeo brasileiro “Na Rota dos Orixás”, do diretor Renato Barbieri, é um documentário sobre a vinda dos escravos negros para o Brasil e pode ser interessante nas aulas sobre população brasileira.

Esse tipo de estudo precisa de informações que lidem com aspectos mais profundos da formação do povo brasileiro. O próprio IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) reconhece que, embora sua metodologia indique a presença de cerca de 5 milhões de negros no país, esse número pode chegar a mais de 70 milhões se o critério principal não for a cor da pele, mas sim, por exemplo, a identificação cultural e étnica.

Primeiramente, o vídeo oferece informações valiosíssimas sobre a forma como os negros eram capturados: havia negros ilustres em seus grupos de origem que foram vendidos como escravos para o Brasil e América Central; o maior traficante de escravos dessa rota era um brasileiro e há descendentes seus vivendo um verdadeiro reinado no Benin. Além disso, mostra a influência da religião africana nos costumes, no gestual, na música, nos ritmos, na culinária, no humor, na língua, enfim, na cultura brasileira.

Dessa forma, o filme desmistifica os preconceitos que cercam a questão da religiosidade afro-brasileira e indica semelhanças e laços de união entre os povos brasileiros e os países “fornecedores” de escravos.

Após a exibição do vídeo, os alunos, divididos em grupos, realizam uma discussão. Eles podem registrar no caderno as suas principais impressões sobre as novas informações apreendidas, as semelhanças entre aspectos da cultura africana e suas influências na cultura brasileira.

A seguir, o professor pode introduzir dados estatísticos sobre os negros no Brasil, retirados do site do IBGE, como as diferenças de salários entre negros e brancos que exercem as mesmas funções, nível de escolaridade (quantos negros têm terceiro grau?), quantidades relativas de residências de brancos e de negros que são atendidas por serviços de infra-estrutura, como redes de água e esgoto.

Pode-se, também, apresentar artigos de jornal que tratem de reivindicações do movimento negro (no Brasil e no mundo), como as cotas para estudantes negros nas universidades públicas e as reparações (indenizações financeiras) para descendentes de escravos.

Depois dessa etapa do trabalho, o professor pede para cada grupo escrever um texto comparando esses dados às suas condições de vida no Brasil. Para concluir, os textos podem ser comentados em aula expositiva.

Referência:
Na Rota dos Orixás, de Renato Barbieri.
Brasil, 1998, 52 minutos.
Primeiro documentário da série “Atlântico Negro”, apresenta a influência africana na religiosidade brasileira. Partindo das mais antigas tradições religiosas afro-brasileiras, o vídeo transporta o espectador para a terra de origem dos orixás e vodus – Benin, na África Ocidental –, onde estão as raízes da cultura jejê-nagô. Uma viagem no espaço e no tempo em busca da ancestralidade presente em terreiros de Salvador e São Luís.

Os sites indicados neste texto foram visitados em 15/08/2002

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
15/08/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *