Contando histórias

Contando histórias

Disciplina:

Língua Espanhola

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Uso do Pretérito Imperfecto e do Pretérito Indefinido
Tipo: Jogos

O estudo verbal, bem como o estudo de determinado vocabulário, fica às vezes reduzido a alguns exercícios repetitivos em aula ou à pura memorização. Por isso, a proposta de atividades diferenciadas, com a participação dos alunos, faz com que eles usem a imaginação e construam significados além da repetição de algumas fórmulas dadas.

Nesse sentido, para trabalhar os valores do Pretérito Indefinido (ação concluída no passado) e do Imperfecto (valor descritivo, valor de uma ação que se repete no passado, valor de uma ação em um tempo passado indeterminado, inacabado), ou para finalizar o contraste entre esses tempos em sala de aula, foi pensada esta atividade cujo objetivo é estimular os alunos a redigirem um conto de fadas (em pares ou em grupos) privilegiando estes pretéritos, o vocabulário e as construções necessárias para construí-lo. Esse conto deverá ser escrito a partir do material fornecido pelo professor, conforme a proposta que se segue.

O professor deverá colocar em envelopes diferentes verbos no infinitivo, personagens dos contos de fadas, acessórios, lugares, atores coadjuvantes, fórmulas para começar e terminar um conto de fadas, enfim, tudo o que considerar interessante para sua construção. Em relação ao conteúdo deste envelope:

  • O professor pode colocar o mesmo conteúdo em todos eles e verificar, por fim, se as histórias são as mesmas, ou não; o mais provável é que não sejam iguais, apesar de o conteúdo ser o mesmo.
  • O professor pode colocar conteúdos diversos; desse modo, teremos histórias totalmente diferentes, com personagens distintos.

É interessante que não haja correspondência entre os personagens dos contos de fadas e suas ações, acessórios, atores coadjuvantes. Ao se trabalhar com a história da Cinderela (La Cenicienta), por exemplo, pode-se colocar no(s) envelope(s):

La Cenicienta.
Una discoteca.
Primas de la Cenicienta.
Bota de cuero.
Un conocido en la discoteca.
Primos del conocido.
Mucho ruido.
Coche negro.
Rock.
Cantar, bailar, gritar, vomitar
Érase una vez
Y colorín colorado, este cuento se ha acabado.
Vivir juntos.
Etc.

Ou seja, o aluno terá como referência a história da Cinderela, mas precisará usar a imaginação e reconstruir algo totalmente diferente a partir da fábula conhecida. A Cinderela construída aqui seria uma Cinderela dos tempos modernos. O mesmo pode ser feito com outros contos de fadas e seus personagens.

É importante ainda não reduzir a história aos elementos fornecidos pelo professor. O aluno deverá utilizar esses elementos e outros para que a história seja construída e tenha sentido.

Para concluir a atividade, os alunos poderão ler suas histórias para os demais colegas de classe.

Uma dica dentro da dica: se o professor tiver acesso a estes contos de fadas em espanhol, poderá ler com os alunos o original (no caso de trabalhar com o mesmo material para todos) para depois trabalhar a atividade proposta de reconstrução do conto.

Bibliografia de apoio:

MATTE BON, Francisco. Gramática comunicativa del español. Madrid: Edelsa, 1999. V. II (Coleção Anaya de contos de fadas).

Texto original: Luiza Martins da Silva e Tatiana Francini Girão Barroso
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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