Construindo relações Trigonométricas

Construindo relações Trigonométricas

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Trigonometria
Tipo: Materiais didáticos

Objetivo:

  • Escrever as relações trigonométricas fundamentais;
  • Resolver problemas que envolvam as relações trigonométricas;
  • Calcular lados e ângulos de um triângulo retângulo utilizando razões trigonométricas;
  • Analisar e resolver problemas que envolvam os conceitos trigonométricos;
  • Resolver problemas práticos aplicando razões trigonométricas em triângulo retângulo.

Pré-Requisito: Para fazer essa atividade, o aluno deverá ter conhecimento de ângulo, das relações entre os ângulos e lados do triângulo retângulo e das razões seno, cosseno e tangente.
Observações: Este objeto foi desenvolvido a partir da analise dos objetos disponibilizados no site do Rived e também da pesquisa e mapeamento da necessidade de objetos de aprendizagem que abordassem o conteúdo de trigonometria.

Autoria: Lóren Grace Kellen Maia Amorim – Universidade Federal de Uberlândia – MG

Tipo de Atividade: Aplicação dos Conceitos Trigonométricos

Avaliação da Atividade: Sugerimos que o professor faça uma socialização das atividades que os alunos pesquisaram dando a oportunidade de todos aprenderem um pouco mais e até mesmo para verificar se os objetivos foram alcançados.

Contexto da Atividade: O professor poderá dividir os alunos em duplas para estimular o trabalho em grupo e facilitar o seu desenvolvimento na atividade. Os alunos poderão levar para o laboratório um caderno para anotações, lápis e borracha. O objeto possui calculadora e a tabela de ângulos notáveis.

Tempo Previsto para Atividade: A atividade deverá ser realizada no período de 1h/aula no laboratório de informática e uma 2h/aula na sala de aula(sendo uma antes da aula no laboratório e outra depois).

Guia do Professor: 1) O professor observa o aluno sem interferir. 2) O professor discute com o aluno os conceitos presentes da atividade 1, após o aluno completar o passo 16. 3) O professor observa aluno sem interferir. 4) O professor discute com o aluno a relação entre o ângulo e o comprimento da escada, após o passo 19. 5) O professor observa aluno sem interferir. 6) O professor discute com o aluno os conceitos presentes na atividade 2. 7) O professor observa o aluno sem interferir. 8) O professor resgata do aluno, por meio de discussões, alguns conceitos envolvidos na atividade 2, como as relações trigonométricas. 9) O professor encerra a atividade.

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Texto Original: RIVED

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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