Conservação da Quantidade de movimento III
Disciplina: Física Ciclo: Ensino Médio Objetivo: Reconhecer que a quantidade de movimentos total de um sistema é uma invariante; reconhecer a Conservação da Quantidade de Movimento total do sistema, utilizando essa noção na análise de diversas situações; compreender a expressão matemática para a quantidade de movimento; reconhecer, pela análise das cenas, que a quantidade de movimentos depende das massas e das velocidades dos corpos envolvidos; analisar as grandezas envolvidas nos exemplos e deduzir que o produto da massa pela velocidade é constante; compreender o caráter vetorial da quantidade de movimento; utilizar a expressão matemática de uma lei da física para resolver problemas; relacionar a 3ª lei de Newton com a lei de Conservação da Quantidade de Movimento. Pré-Requisito: Noções de força, velocidade e massa; Saber que as interações entre corpos podem alterar o estado de movimento ou repouso de um corpo; Diferenciar as grandezas escalares e vetoriais. Autoria: Flavio Ambrosio, Sebastião Portela, Anna Christina de Azevedo Nascimento, Wellington Moura Maciel, ,César Nunes, Diogo Pontual, Juliana Rangel, Daniela Maestro, César de Souza Aguiar, Rafael Taro Osako, Silvana Nietske, Renato dos Santos Inamine, Kleber d Tipo de Atividade: Resolução de problema. Avaliação da Atividade: No guia do professor, apresentamos uma grande quantidade de questões que poderão ser respondidas utilizando o Princípio de Conservação da Quantidade de Movimento. As respostas a estas poderão ser utilizadas como avaliação. Contexto da Atividade: Nesta atividade, daremos ênfase nos aspectos quantitativos envolvidos na patinação. Utilizando-se desse recurso, mostraremos o princípio de conservação da quantidade de movimento assim como uma expressão matemática formal para a quantidade de movimento. Tempo Previsto para Atividade: 1 hora/aula |
Texto Original: RIVED |
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(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil) | |
14/09/2007 |