Como organizar uma saída a campo

Como organizar uma saída a campo

Disciplina:

Geografia

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Estudo do meio
Tipo: Metodologias

“Estudo do meio,”saída a campo”, “estudo de localidades” são denominações de uma metodologia de trabalho utilizada pela Geografia para ampliar nos alunos a percepção sobre a vida cotidiana na cidade ou no campo. Mas essa atividade deve envolver professores e conceitos de diferentes disciplinas. Além disso, é importante que o planejamento da atividade seja realizado com a participação dos alunos.

Um estudo do meio se compõe de quatro etapas:

1) Planejamento: escolha do local, levantamento de bibliografia, organização do roteiro, distribuição de tarefa para os grupos – em aulas anteriores à saída a campo.

2) Saída a Campo: os grupos equipados de seus instrumentos para observação e coleta de dados (Exemplo: roteiro de entrevistas, máquina fotográfica, filmadora, roteiro de observações, planilha para desenho etc.) cumprem o roteiro de trabalho pré-estabelecido.

3) Sistematização: a organização das informações e registros realizados deve ser realizada em sala de aula, com a coordenação dos professores das disciplinas envolvidas.

4) Divulgação: informar os resultados para a comunidade escolar por meio de mostras, painéis, murais, palestras, mesas redondas, jornais etc.

Para saber mais:
LUTFI, Eulina P., SEABRA, Manoel; PONTUSCHKA, Nídia N. “Rua e Escola: Compassos” in PONTUSCHKA, Nídia N. (org.). Ousadia no Diálogo – Interdisciplinaridade na Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1993, p. 143-185.

Texto original: Regina Inês Villas-Boas Estima
Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
04/03/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *