Como dividir um pirulito

Como dividir um pirulito

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Frações
Tipo: Texto

O livro “O Pirulito do Pato”, de Nilson José Machado, é próprio para tratar de fração com os alunos que estão começando a compreender esse conceito. O livro narra a história de dois patos que ganham um pirulito e têm que dividi-lo entre amigos.

Faça uma leitura compartilhada da história com os alunos. Depois, os alunos comentam e discutem o enredo. O professor então pode propor a dramatização da história que possibilita praticar o conceito de fração.

Dramatização da história

Os dois patos e seus amigos, os outros animais, serão representados pelos alunos. Para fazer o pirulito, use um círculo de cartolina (de 20 cm a 30 cm de diâmetro) e um palito de churrasco.

Os dois patos têm de resolver como dividir o pirulito a cada amigo que chega, criando desafios de novas frações.

Após a dramatização, as crianças recortam círculos de cartolina em meios, terços, quartos e sextos de frações. Essas ações devem ser seguidas da representação matemática, por exemplo: 1/2, 2/4, 1/6. O professor pode também estimular a descoberta de equivalência de frações ao sobrepor os círculos.

Essas atividades favorecem a construção dos conceitos formais de fração, porque o aluno, para desenvolvê-los, precisa refletir sobre suas ações e estabelecer as relações entre parte/todo, todo/parte e parte/parte.

Fonte:
CÂNDIDO, Patrícia Terezinha; SMOLE, Kátia Stocco; STANCANELLI, Renata. Matemática e literatura infantil. 4a ed. Belo Horizonte: Formato/Lê, 2000.

Referência bibliográfica:
MACHADO, Nilson José. O Pirulito do Pato. São Paulo: Scipione, 1996.

Texto original: Vera Lúcia Moreira
Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *