“Clandestino”, de Manu Chao
Disciplina: Língua Espanhola Ciclo: Ensino Médio Problemas de ordem política e econômica, como as guerras e o desemprego, geram em muitas regiões uma saída maciça de pessoas que vêem como alternativa e única esperança a imigração, ainda que de modo ilegal. Espanha, França, Itália, Alemanha e Reino Unido são exemplos de países que “recebem” milhares de “clandestinos” todos os anos. Na América, os casos mais típicos são os imigrantes cubanos e mexicanos que tentam morar nos Estados Unidos. Nos últimos tempos, as políticas de controle das fronteiras têm se tornado mais rígidas. Para discutir essas questões, propomos a canção “Clandestino”, de Manu Chao, que trata justamente do problema da clandestinidade à qual essas pessoas estão submetidas em virtude das restrições impostas. A atividade alia o desenvolvimento da habilidade de compreensão auditiva à de expressão oral. Preparação da atividade
Atividade em sala de aula: Parte I
Parte II
Para finalizar, o professor poderá distribuir um fragmento de um texto do escritor espanhol Max Aub, que trata de forma irônica o modo de organização dos homens dentro de um campo de concentração no sul da França, trazendo à tona questões como fronteiras, liberdade, vistos, passaportes, carteiras de identidade, certidões de nascimento, enfim, a burocracia da identificação. O professor deve esclarecer que se trata de um corvo-narrador, daí a referência explícita a “huevos” e a incompreensão em relação à organização humana. Os alunos deverão lê-lo e tentar estabelecer relações com a canção e a discussão realizada anteriormente. Texto original: Luiza Martins da Silva e Tatiana Francini Girão Barroso
Os sites indicados neste texto foram visitados em 24/10/2003
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