“Clandestino”, de Manu Chao

“Clandestino”, de Manu Chao

Disciplina:

Língua Espanhola

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Imigração ilegal, discriminação do Terceiro Mundo
Tipo: Músicas

Problemas de ordem política e econômica, como as guerras e o desemprego, geram em muitas regiões uma saída maciça de pessoas que vêem como alternativa e única esperança a imigração, ainda que de modo ilegal. Espanha, França, Itália, Alemanha e Reino Unido são exemplos de países que “recebem” milhares de “clandestinos” todos os anos. Na América, os casos mais típicos são os imigrantes cubanos e mexicanos que tentam morar nos Estados Unidos. Nos últimos tempos, as políticas de controle das fronteiras têm se tornado mais rígidas.

Para discutir essas questões, propomos a canção “Clandestino”, de Manu Chao, que trata justamente do problema da clandestinidade à qual essas pessoas estão submetidas em virtude das restrições impostas. A atividade alia o desenvolvimento da habilidade de compreensão auditiva à de expressão oral.

Preparação da atividade

  1. O professor deve escrever cada verso da canção em um cartão (papel, cartolina ou outro material). Como a primeira parte da atividade será realizada em pelo menos dois grupos, são necessários dois jogos completos da canção.
  2. O professor prepara uma folha com a canção completa.

Atividade em sala de aula:

Parte I

  • O professor divide a classe em dois grupos e distribui os cartões.
  • Cada integrante lê o verso que recebeu.
  • Antes da audição da canção, o professor explica aos alunos que cada um deverá identificar o verso recebido ao ouvi-lo. Para tanto, deverá colocar em cima da mesa ou no chão o respectivo cartão com o verso de acordo com a ordem de escuta.
  • O professor coloca a canção pela primeira vez para que todos a escutem. Cada grupo deverá ordenar os versos de acordo com o que ouviram. Se necessário, uma segunda audição poderá ser realizada.
  • Depois da audição, cada grupo deverá ler a canção segundo a ordem em que a escutou. Ao final, se houver necessidade, podem ser feitos comentários sobre as diferenças entre os grupos.
  • Para comprovar a ordem correta, os alunos escutam a música uma segunda (ou terceira) vez e fazem as correções necessárias.

Parte II

  • O professor distribui uma folha com a canção completa.
  • Os alunos lêem em voz alta o texto completo.
  • O professor, a partir de algumas perguntas iniciais, propõe uma discussão sobre o tema geral da canção, especificamente o problema da imigração e da discriminação do Terceiro Mundo. Aqui, algumas sugestões de perguntas para esse trabalho inicial que poderá ser complementado pelo próprio professor.

Para finalizar, o professor poderá distribuir um fragmento de um texto do escritor espanhol Max Aub, que trata de forma irônica o modo de organização dos homens dentro de um campo de concentração no sul da França, trazendo à tona questões como fronteiras, liberdade, vistos, passaportes, carteiras de identidade, certidões de nascimento, enfim, a burocracia da identificação.

O professor deve esclarecer que se trata de um corvo-narrador, daí a referência explícita a “huevos” e a incompreensão em relação à organização humana. Os alunos deverão lê-lo e tentar estabelecer relações com a canção e a discussão realizada anteriormente.

Texto original: Luiza Martins da Silva e Tatiana Francini Girão Barroso
Edição: Equipe EducaRede

Os sites indicados neste texto foram visitados em 24/10/2003

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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