Cinemática em duas dimensões: projéteis no deserto

Cinemática em duas dimensões: projéteis no deserto

Disciplina:

Física

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Cinemática, Velocidade, Vetores
Tipo: Metodologias

Objetivo:  Retenção e transferência são talvez os principais objetivos do processo ensino/aprendizagem. Na medida que potencializa a aprendizagem significativa esse objeto de aprendizagem facilita a retenção dos principais significados do tema considerado. E por ser significativa a aprendizagem, o conteúdo poderá ser transferido pelo estudante e aplicado em outros contextos.

Pré-Requisito: Matemática do Ensino Fundamental.

Observações: Esse objeto de aprendizagem se fundamenta na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Essa teoria indica ser mais conveniente que a aprendizagem de um tema inicie através dos conceitos mais gerais e inclusivos desse assunto. Nesse sentido apresentamos a conceituação de determinado tema, sem a matemática utilizada para um tratamento mais formal. Entendemos que a matemática deverá vir num momento posterior ao da compreensão dos conceitos.

Autoria: Romero Tavares, Lucídio Cabral, Bruno Monteiro, Henry Pôncio, Mariel Andrade, Thiago Gouveia – Universidade Federal da Paraíba

Tipo de Atividade
: A intenção deste objeto de aprendizagem é introduzir o estudante no universo conceitual da física. Ele pretende aguçar a curiosidade do aluno e instigar a sua intuição, de modo a facilitar a construção pessoal de significados.

Avaliação da Atividade: Esse objeto de aprendizagem apresenta um item chamado “Questões e desafios” com a intenção de permitir uma avaliação sobre a compreensão conceitual do tema considerado. Esse objeto de aprendizagem se propões a apresentar uma versão qualitativa do tema considerado com um enfoque na sua conceituação. A avaliação deve ser coerente com essa proposta.

Contexto da Atividade: Para a execução dessa atividade é necessária apenas a utilização de um computador pessoal. Será adequada a presença do professor para eventualmente auxiliar o estudante. Quando da existência de um laboratório de informática que comporte vários estudantes, será pertinente sugerir a discussão coletiva do tema.

Tempo Previsto para Atividade: É suficiente o tempo de uma hora para a apresentação, uso e discussão do conteúdo desse objeto de aprendizagem.

Clique aqui e conheça o conteúdo

Texto Original: RIVED

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
13/09/2007

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *