Cidadania e território

Cidadania e território

Disciplina:

Geografia

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Constituição federal, território e cidadania
Tipo: Texto

A discussão sobre cidadania se torna cada vez mais urgente no Brasil. Num país com tanta concentração (de terra, de renda, de tecnologia, de acesso à saúde e à educação), parece que, ao falarmos de direitos, nos referimos mais a questões relacionadas ao estado de consumidores do que de cidadania. Do ponto de vista geográfico, essa questão pode ser trabalhada a partir do estudo sobre o território brasileiro.

Um estudo sobre a disposição das infra-estruturas no território (onde se localizam as instituições de ensino, de saúde, os espaços de lazer, de procuradorias da Justiça) pode esclarecer sobre a desigualdade territorial quanto às possibilidades de acesso aos bens e serviços públicos e privados.

Para tanto, pode-se realizar uma atividade utilizando um Atlas que contemple essas informações mapeadas (sobre o Brasil ou de algum Estado ou município) e os três primeiros Títulos da Constituição Federal do Brasil. Os alunos lêem os textos constitucionais ou trechos selecionados pelo professor e comparam com as informações do Atlas. Dessa forma, eles verificam estranhamentos entre o que versa a Constituição e o que se encontra mapeado nos Atlas.

O estudo da Constituição também permite detectar onde é que se procura garantir que não haja no Brasil discriminações raciais, sexuais, religiosas e político-partidárias.

Para complementar a atividade, pode-se ler uma reportagem ou consultar dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Censo Demográfico de 2000 (www.ibge.gov.br), que mostrem exemplos de como a existência da lei não garante, no cotidiano, formas de organização socioespacias que assegurem o exercício da cidadania nos mais diversos pontos do território brasileiro.

Texto original: Laércio Furquim Jr.
Edição: Equipe EducaRede

   
 

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

04/03/2002  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *