Canções do Brasil

Canções do Brasil

Disciplina:

História

Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Diversidade cultural
Tipo: Músicas

Onde encontrar: Lojas convencionais ou pelo e-mail atendimento@palavracantada.com.br

Um jeito interessante de estudar as diferentes origens da população brasileira ou mesmo as divisões regionais do Brasil é começar pela música, que expressa, de forma eloqüente, a diversidade cultural de nosso país.

O CD “Canções do Brasil – O Brasil Cantado por Suas Crianças”, produzido por Sandra Peres e Paulo Tatit, fornece um repertório interessante: são 27 canções cantadas por crianças de todos os Estados do Brasil, abarcando uma gama variada de ritmos, como o maracatu (PE), o samba (RJ), o bumba-meu-boi (MA), a congada (MG), o rap (SP), entre outros.

Nem todas as canções são consideradas folclóricas, mas se buscou uma identidade com as raízes culturais de cada lugar. Destaque para “Tso Ere Poma“, de Rondônia, e “Você Conhece o Vento?“, um rap de Nelson Triunfo, de São Paulo.

Acompanha o CD um livro com as letras das músicas e um texto comentando cada ritmo e sua história. Esse material pode ser reproduzido para leitura e comentários com os alunos.

O mais empolgante, contudo, é ouvir e cantar as músicas e depois conversar sobre elas: os ritmos, os instrumentos usados, o sentido das letras, o jeito de cantar das crianças. O professor pode, também, ajudar os alunos a identificarem a tradição cultural que as músicas expressam: africana, indígena, européia.

Depois de ouvir as músicas selecionadas, os alunos podem se organizar em grupos e escolher uma delas para descobrir o sentido da letra. Inicia-se com uma leitura silenciosa, seguida de leitura oral, procurando acompanhar o ritmo da canção. Após a leitura, o grupo discute sobre o assunto tratado nos versos e como ele é abordado:

  • Do que fala essa canção?
  • Quem fala?
  • Como fala?
  • Que pontos de vista ela expressa?O importante é verificar se há associações possíveis ao contexto cultural (urbano ou rural) de onde saiu a música. Por exemplo, na canção “Tso Ere Poma”, o assunto é a busca de animais de estimação para brincar. A referência cultural é a caça, atividade de sobrevivência ainda utilizada por grupos indígenas da Amazônia.

    Por fim, em uma roda, realiza-se a troca de impressões e sentidos atribuídos aos textos das músicas pelos diversos grupos. Nesse momento, pode-se propor uma comparação entre as diversas músicas, retomando sons, ritmos, sentidos, instrumentos, verificando semelhanças e diferenças e concretizando a questão da diversidade cultural.

    Pode-se também propor uma pesquisa sobre os diferentes ritmos selecionados, com a colaboração dos professores de Artes, Música, Língua Portuguesa e Geografia.

    Referência:
    CD Canções do Brasil – O Brasil Cantado por Suas Crianças, produzido por Sandra Peres e Paulo Tatit, Editora Palavra Cantada.

    Texto original: Ronilde Rocha Machado
    Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
13/04/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *