Canção de Todas as Crianças

Canção de Todas as Crianças

Disciplina:

História

Ciclo: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Direitos da criança e do adolescente
Tipo: Músicas

Onde encontrar: Lojas convencionais

Ter todas as crianças vivendo com dignidade e com seus direitos garantidos é uma das grandes utopias de muitos brasileiros nesse início de milênio. Para chegar lá, é preciso um duro trabalho de conscientização desses direitos, sintetizados na “Declaração Universal dos Direitos da Criança”, da ONU (Organização das Nações Unidas). O texto completo da Declaração está disponível no site da Unicef.

Um modo bem interessante de trabalhar com os princípios dessa declaração é por meio do CD “Canção de Todas as Crianças”, com músicas de Toquinho e Elifas Andreato, cantadas por conhecidos intérpretes da nossa música popular, como Chico Buarque, MPB-4, Quarteto em Cy, Leandro e Leonardo e Maurício Mattar.

São doze canções que tentam traduzir para o universo infantil alguns dos princípios da Declaração. Destaque para as canções “Gente Tem Sobrenome“, interpretada por Chico Buarque, e a delicada “ Natureza Distraída“, cantada por Toquinho, que comenta o princípio V da Declaração — A criança deficiente tem direito a educação e a cuidados especiais.

Todas as letras (algumas são bem interessantes) abrem espaço para conversas sobre a situação da infância no mundo e no Brasil, sobre a importância de se respeitar e garantir direitos básicos às crianças: à vida, à saúde, à educação, entre outros. Além disso, as músicas proporcionam momentos de pura emoção com as melodias e arranjos de Toquinho.

Observação:
Para obter mais informações sobre Direitos, veja o tema Cidadania em O Assunto é.

Os sites indicados neste texto foram visitados em 30/05/2002


Texto original: Ronilde Rocha Machado
Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
30/05/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *