Bytes? Megabytes? Gigabytes?

Bytes? Megabytes? Gigabytes?

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Medidas
Tipo: Metodologias

O uso de computadores muitas vezes envolve uma linguagem técnica e específica que, para a maioria das pessoas, pode parecer incompreensível. Assim, o objetivo dessa atividade é levar o aluno a compreender o significado das unidades de medida associadas ao computador, familiarizando-se com a linguagem da informática.

Para iniciar a atividade, o professor solicita previamente aos alunos que tragam de casa algumas propagandas de venda de computadores. Durante a aula, orienta-os a fazerem um círculo em torno das informações que se referem ao tamanho da memória e à velocidade do processador.

Pode ser que eles tenham uma certa dificuldade para identificar essas informações, pois esses anúncios costumam utilizar uma linguagem hermética, com muitos termos técnicos, sem a preocupação de esclarecer o consumidor.

Podemos afirmar que dois computadores se diferenciam basicamente pelo tamanho da memória e pela velocidade com que processa as informações. O tamanho da memória é medido pela unidade chamada byte e a velocidade do processador é sempre colocada em hertz. Por exemplo, em um anúncio de propaganda de venda de computadores, podemos encontrar:

Computador A:

64 Mb (Megabyte) de memória RAM (parte da memória de um computador em que são armazenados temporariamente os dados e programas) e HD (componente usado para armazenar dados e programas) de 20 Gb (Gigabyte), com 500 MHz (Megahertz) de velocidade do processador.
Preço anunciado: R$ 1.120,00.

 

Sabe-se que um bit é a menor unidade de informação digital e sua codificação utiliza os algarismos 0 ou 1. Veja a seguir a padronização de medidas:

Memória:1 byte = 8 bit
1 Kb (Kilobyte) = 1024 byte
1 Mb (Megabyte) = 1024 Kb
1 Gb (Gigabyte) = 1024 Mb
Velocidade:

1 kHz (Kilohertz) = 1000 Hz
1 MHz (Megahertz) = 1000 kHz
1 GHz (Gigahertz) = 1000 MHz

 

Para compreender melhor as informações que aparecem em uma propaganda, pode-se problematizar:

  • O que torna um computador mais caro do que outro?
  • O que é preferível: um computador com mais memória ou mais velocidade?
  • Sabendo-se que uma música em MP3 (formato que permite armazenar arquivos de som com boa qualidade e usando pouca memória) ocupa, em média, 4096 Kb e um CD comporta 650 Mb, quantas músicas podem ser gravadas em um CD?Para responder a estas questões, os alunos organizam-se em grupos e realizam entrevistas com usuários, vendedores e pessoas que trabalham na área de informática. Após a socialização dos resultados da pesquisa, o professor propõe a elaboração de um texto coletivo a partir das questões acima e sua divulgação na escola, para orientar as pessoas na compra de seu computador.Para aprofundar:

    Para obter mais informações sobre computadores e Internet, consulte no EducaRede a seção Be-a-bá da Internet, ou o glossário de termos de informática do portal Terra.

    Mais informações sobre MP3 podem ser encontradas no CanalKids ou no site Busca MP3.

    Os sites indicados neste texto foram visitados em 06/02/2003

    Texto original: Edna Aoki
    Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *