Arquitetura das Escadas

Arquitetura das Escadas

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª

Assunto: Escalas, geometria, geometria espacial, medidas, trigonometria

Tipo: Materiais didáticos

Objetivo:

  • Estimular a percepção dos alunos com relação aos conceitos matemáticos envolvidos em situação cotidiana e levá-los a elaborar construções matemáticas abstratas para solucionar problemas relativos a situações específicas, e em seguida mostrar a fundamentação formal matemática que deve ser empregada;
  • Relacionar os conceitos estudados (Semelhança de triângulo, Proporcionalidade, Teorema de Tales) com aplicações na vida cotidiana;
  • Medir e calcular as dimensões de uma escada real;
  • Construir, em um ambiente computacional, escadas, relacionando as suas dimensões totais com a construção de seus degraus, verificando quais conceitos foram envolvidos;
  • Calcular as dimensões dos degraus da escada, usando os conceitos de proporcionalidade e semelhança de triângulos;
  • Comparar as opiniões dos seus colegas com as suas, a fim de resolver e solucionar problemas, visando à criação de uma escada segura e confortável para utilização cotidiana em determinado contexto.

Pré-Requisito: O aluno deverá ter noções de como operar com frações; ter conhecimento sobre como se constrói uma escada, seguindo os padrões estabelecidos na construção civil; além de ter noções de informática, para poder construir sua escada no ambiente computacional.

Observações: Uma atividade complementar e/ou um outro método de avaliação para essa atividade é solicitar aos alunos a criação de uma escada em maquete, utilizando os conhecimentos que eles adquiriram anteriormente nas outras sub-atividades. Os materiais que os alunos deverão utilizar para construir as maquetes deverão ficar a critérios deles. Cada maquete poderá ser feita por no máximo 4 (quatro) alunos. Finalizadas as maquetes, as mesmas deverão ser expostas na feira de ciências da escola.

Autoria: Daisyane Carneiro Barreto, Lorena Silva Camelo, Lucas Lopes do Amaral, Maria de Fátima Costa de Souza, Monalisa de Abreu Leite, Natasha Carneiro Barreto, Rafael Siqueira Teles e Thiago de Albuquerque Gomes – Universidade Federal do Ceará

Tipo de Atividade: motivação, experimentação, resolução de problemas, prática e discussão

Avaliação da Atividade: A avaliação será feita de acordo com a participação e envolvimento dos grupos nas atividades, mas também através de um relatório em que os alunos irão escrever o que puderam observar na construção de uma escada, assim como também o que eles obtiveram de informações com as entrevistas durante a aula de campo.

Contexto da Atividade: Sala de aula com cadeiras disposta em forma de ” U” para a discussão da atividade. A sala precisa ter impressora e computadores em perfeito funcionamento e com acesso à internet. Apresentação de alguns “endereços” de páginas Web com o conteúdo a ser trabalhado. A atividade deverá ser realizada em dupla.

Tempo Previsto para Atividade: Essa atividade é composta por 4 sub-atividades. Cada sub-atividade deverá ter a duração de 50 minutos. Tempo este considerado de uma aula. Para realizar a atividade completa, será necessário um total de 4 (quatro) aulas ou 200 minutos.
Guia do Professor: 1. O professor orienta os alunos durante as pesquisas sobre o conteúdo 2. O professor conduz os alunos a um ambiente real de construção de escadas 3. O professor motiva os alunos com uma entrevista com um arquiteto e/ou mestre de obras 4. O professor instiga os alunos com questionamentos, comentários e observações sobre o assunto abordado 5. O professor solicitará aos seus alunos a apresentação dos resultados coletados até o momento para a turma 6. O professor irá auxiliar os alunos na organização da apresentação do material coletado pelos eles até o momento 7. O professor explica para os alunos como se procede a atividade no computador 8. O professor observa os alunos explorarem a atividade, intervindo sempre que forem apresentadas dificuldades pelos alunos 9. O professor deverá fazer com que seus alunos reflitam sobre os “erros” e acertos que eles tiveram durante a utilização do objeto 10. O professor faz perguntas e observações a cerca da atividade como um todo 11. O professor solicita que os alunos apresentem os resultados encontrados durante a exploração do objeto e façam uma avaliação do seu desempenho na atividade.

Guia do Aluno: 1. O aluno pesquisa na Internet, livros e revistas sobre o assunto 2. O aluno faz anotações a cerca do material coletado 3. O aluno irá discutir sobre os dados encontrados em grupo 4. O aluno fará um relatório sobre o material coletado em grupo 5. O aluno observa e analisa a construção de uma escada em ambiente real 6. O aluno entrevistará um arquiteto e/ou mestre de obras 7. O aluno anotará as informações relevantes 8. O aluno fará uma apresentação para a turma sobre as informações coletadas até o momento 9. Os alunos irão trabalhar em duplas na atividade envolvendo o computador 10. Os alunos acessam a atividade na Internet 11. Os alunos exploram o conteúdo “sobre matemática” 12. Os alunos exploram o conteúdo “sobre escadas” 13. Os alunos exploram a atividade “arquitetura das escadas” 14. Os alunos farão anotações a cerca dos erros e acertos encontrados durante a exploração 15. Os alunos explicarão seus resultados para os demais colegas da sala de aula 16. Os alunos farão uma avaliação do conteúdo explorado e da atividade

Clique aqui e conheça o conteúdo produzido

Texto Original: RIVED

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *