Aprofundando estudos sobre Boletins Informativos

Aprofundando estudos sobre Boletins Informativos

Disciplina:

Língua Portuguesa/Literatura

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Boletins Informativos
Tipo: Metodologias

É possível continuar os estudos sobre o gênero Boletim Informativo iniciado na atividade sobre leitura de boletins informativos, solicitando aos alunos que:

  • comparem, por exemplo, um boletim com uma notícia de jornal ou uma reportagem, organizando questões que apontem para as características específicas do gênero priorizado;
  • comparem os boletins lidos a outros boletins para que possam aprofundar o estudo das características do gênero.

Este estudo comparativo deve basear-se, portanto, numa análise sobre:

  • o contexto de produção dos textos;
  • o tipo de informação que apresentam;
  • a forma de apresentação das informações;
  • a forma de organização interna das informações;
  • a adequação da forma de organização e da seleção de informações ao contexto de produção do texto.

Depois desse estudo, você pode solicitar aos alunos que produzam um boletim informativo.

Sugestão:
Replicando a organização do boletim

Agora, pense num tema de interesse público e organize um boletim informativo a respeito. Para tanto, você deve:

a) definir o contexto de produção do texto:

  • qual será o papel social desempenhado pelo produtor do texto;
  • qual será a finalidade do texto;
  • para quem o texto será destinado;
  • em que local circulará;
  • considerar que o gênero (boletim informativo) e o portador (panfleto impresso ou eletrônico) já estão definidos.

b) selecionar os tipos de informação necessários para a abordagem do assunto;

c) organizar um projeto editorial para o boletim que replique a organização do boletim lido;

d) planejar o texto em função do projeto editorial;

e) publicar o texto e distribuí-lo.

No processo de produção do texto é importante que o professor oriente cada uma das etapas de produção: do planejamento à revisão final, definindo critérios para a revisão e avaliação do material produzido.

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Texto Original: Kátia Lomba Bräkling

Edição: Equipe EducaRede

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *