Aprendendo multiplicação de Frações através de mosaicos

Aprendendo multiplicação de Frações através de mosaicos

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Trigonometria
Tipo: Materiais didáticos

Objetivo:

  • Conhecer a utilização das frações no cotidiano;
  • Construir o conceito de multiplicação de frações sem que haja memorização sem compreensão;
  • Resolver problemas envolvendo frações;
  • Construir mosaicos utilizando multiplicação de frações;
  • Identificar a equivalência de determinadas frações.

Pré-Requisito: Os alunos precisam ter um prévio conhecimento de número racionais.

Autoria: Adriela Maria Noronha, Tiago Arais Schmidt – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – RS

Avaliação da Atividade: O professor deverá observar o envolvimento dos alunos na atividade e propor que os alunos anotem o que aprenderam em cada uma das fases da atividade, entregando um relatório após concluírem a atividade.

Contexto da Atividade: A atividade deverá acontecer em duplas, necessitando de lápis, caderno e borracha para fazer eventuais anotações e do roteiro da atividade que o professor deverá produz antes de desenvolver esta atividade que deverá indicar como os alunos devem proceder no decorrer da atividade.

Tempo Previsto para Atividade: 02 aulas

Guia do Professor: 1)O professor distribui para o alunos o roteiro das atividades que esses deverá executar. 2)O professor observa os alunos sem interferi. 3)O professor após a atividade faz perguntas aos alunos, utilizando o guia do professor.

Guia do Aluno: 1)Abrir o arquivo. 2)Escolher um mosaico. 3)Observa as lajotas que compõem aquele mosaico e responde as perguntas. 4)Reproduzir o mosaico, com as instruções contidas no ajuda. 5)Escolhe outro mosaico. 6)Faz as anotações que achar necessário.

Clique aqui e conheça o conteúdo produzido para o RIVED

Texto Original: RIVED

Geraldo Azevedo – Moça Bonita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *