Antes del fin, de Ernesto Sábato

Antes del fin, de Ernesto Sábato

Disciplina:

Língua Espanhola

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Interpretação de texto, uso de tempos verbais (passado, presente e futuro), autobiografia.
Tipo: Texto

Antes del fin é, assumidamente, uma obra de despedida do escritor argentino Ernesto Sábato. Nela, o autor reflete sobre sua vida, suas crenças e decepções em relação às transformações ocorridas no século XX.

Ernesto Sábato nasceu em Rojas, uma província de Buenos Aires, em 1911. Fez doutorado em Física e cursos de filosofia na Universidad de la Plata. Trabalhou no Laboratório Curie, na França, e abandonou definitivamente a Ciência em 1945 para dedicar-se, principalmente, à literatura.

Em relação a esta proposta de trabalho, primeiramente convide os alunos a conhecerem o autor e o livro a partir de um trecho inicial – o poema que abre o primeiro capítulo e uma pequena introdução, posterior ao poema – para, com isso, instigá-los à leitura e ao conhecimento. Em seguida, já que podemos considerar o livro como uma autobiografia do autor, motive os alunos a escreverem sua própria biografia tomando como exemplo esse trecho inicial, utilizando os tempos do passado, do presente e do futuro, refletindo sobre suas angústias, idéias, desejos e sobre as possibilidades de realização.

Etapas de trabalho:

  1. Entregue uma cópia do texto aos alunos para que eles façam uma leitura silenciosa. A seguir, faça uma leitura em voz alta com a participação de todos os alunos.
  2. Após a leitura, proponha um debate sobre os aspectos importantes do texto. Clique aqui para ver algumas sugestões.
  3. Solicite aos alunos que elaborem, em casa, uma autobiografia tendo por base o texto lido, tratando dos mesmos temas – ou outros – e pedindo-lhes que reflitam sobre sua própria história e existência (passado, presente e especulações sobre seu futuro).

Biblografia:
SÁBATO, Ernesto. Antes del fin. Barcelona: Seix Barral, 1999.

Texto original: Luiza Martins da Silva e Tatiana Francini Girão Barroso
Edição: Equipe EducaRede

Os sites indicados neste texto foram visitados em 24/10/2003

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *