Adjetivos: forma, posição e antônimos

Adjetivos: forma, posição e antônimos

Disciplina:

Língua Inglesa

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Adjetivo
Tipo: Jogos

A maioria dos alunos sabe brincar com o jogo da memória e os que não sabem aprendem muito rápido. O professor pode aproveitar esse jogo depois de trabalhar os adjetivos, sua posição e os antônimos, para fixar o aprendizado.

Antes de sugerir o jogo, o professor escreve na lousa dez adjetivos em português e pede para os alunos falarem em inglês um substantivo que possa ser associado a cada um deles, utilizando o vocabulário que já conhecem. Por exemplo, para o adjetivo “grande”, os alunos podem falar house, car, dog etc.

Depois, o professor escreve em inglês um dos substantivos acompanhado do adjetivo, chamando a atenção da classe para a posição das palavras, por exemplo, big car, e acrescenta o antônimo (opposite), small car.

(Veja sugestão de adjetivos que podem ser utilizados)

Em seguida, inicia-se a confecção conjunta do material para a montagem de um Jogo da Memória em inglês. Para isso, são necessários: cartolina (ou similar), régua, tesoura, cola, lápis de cor e revistas que possam se recortadas.

Em grupos de três, os alunos recortam a cartolina em quarenta cartões, do tamanho de cartas de baralho. Utilizam vinte deles para escrever os adjetivos acompanhados dos substantivos.

A seguir, os grupos procuram nas revistas figuras que correspondam a cada um dos vinte adjetivos e as colam nos vinte cartões restantes. As figuras não encontradas podem ser desenhadas.

Regras do jogo

Terminada a confecção dos cartões, os alunos discutem as regras do jogo. A regra para a formação dos pares pode ser definida pela associação tanto de palavras, como de palavra com figura. Há também a possibilidade de juntar os adjetivos contrários (opposite).

Para deixar o jogo mais interessante, as regras podem ser modificadas a cada rodada.

Essa atividade contribui para a fixação do aprendizado antes mesmo do jogo ficar pronto, desde o momento em que os alunos se envolvem na confecção do material.

Observação: Para alunos que já conhecem os adjetivos, o jogo pode ser adaptado para se trabalhar a comparação dos adjetivos (opposite), sem a utilização das figuras, introduzindo-se as estruturas: taller than… X shorter than… / more beautiful than… X uglier than

Texto original: Zelinda Campos Cardoso
Edição: Equipe EducaRede

 

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *