Ábaco e Mudança de Base

Ábaco e Mudança de Base

Disciplina:

Matemática

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Materiais didáticos

Objetivo: Com o uso do OA espera-se que os alunos usem representações em outras bases a fim de amadurecer seu nível de abstração em relação ao sistema posicional decimal indo-arábico, desenvolvendo a capacidade de criar estratégias para a resolução de operações básicas.

Pré-Requisito: É necessário que os alunos reconheçam as operações do sistema decimal, além de potências. O que indica o uso do OA com alunos a partir da 5ª série do Ensino Fundamental, em cursos profissionalizantes de informática ou quaisquer contextos que pretendam trabalhar com sistemas de numeração e mudança de base.

Observações: Este OA pode ser usado para demonstrar de maneira intuitiva as transformações de bases não somente para alunos de ensino fundamental, como para alunos de ensino técnico de áreas onde utiliza-se representação binária, octal e hexadecimal, como em cursos Técnicos de Informática ou mesmo cursos de graduação em computação.

Autoria: Ivan Shirahama Loureiro de Lima, Helton Augusto de Carvalho, Renan Ricardo Tateoka – Faculdade de Ciências e Tecnologia – Unesp/SP

Tipo de Atividade: Exploração, Construção e reconhecimento de operações de mudança de base utilizando ábaco.

Avaliação da Atividade: Avaliação formativa, considerando o interesse dos alunos, os processos de manipulação e construção dos conceitos pelos alunos; domínio dos processos; depuração; reflexão sobre os acertos/erros; realização de atividades complementares.

Contexto da Atividade: A atividade pode ser realizada em qualquer ambiente informatizado com acesso ao navegador WEB com plug-in do Adobe Flash MX ou superior.

Tempo Previsto para Atividade: O tempo mínimo para que a atividade desenvolva-se significativamente é de 02 h/a (duas horas/aula)

Guia do Professor: O professor auxilia os alunos e sugere exemplos para serem executados, guiando a atividade. O professor ensina os alunos a operarem com o ábaco.

Guia do Aluno: O aluno seleciona uma das três atividades no menu principal. Na 1ª atividade, o aluno entra com um número e escolhe sua base e uma base de saída. Ele deve então representar esse número em um ábaco para obter a resposta da conversão. Na 2ª atividade o aluno opera com dois ábacos em bases diferentes. Ele entra com um número em ábaco e transfere para o outro. Na 3ª atividade o aluno ele entra com dois números, escolhe uma base e faz a adição ou subtração deles.

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Texto Original: RIVED

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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