A prática nas soluções
Disciplina: Química Ciclo: Ensino Médio Um modo de fazer com que os alunos vislumbrem a utilidade do estudo de soluções é realizá-lo a partir de uma situação que lhes seja próxima, como tratar a água de uma piscina. Nesse caso, é preciso fornecer aos alunos alguns dados para que eles possam efetuar os cálculos referentes à proposta feita, tais como volume da piscina, estação do ano etc. Tabela de dosagem de piscinas particulares
Clique aqui para ver a tabela em tamanho maior. Para tratar da água de uma piscina corretamente é necessário saber primeiro seu volume. A partir daí, o professor pode solicitar aos alunos que calculem as quantidades de cloro e algicida para uma determinada estação (verão ou inverno). Para o cloro granulado, que no caso é hipoclorito de cálcio – Ca(ClO)2 –, podem ser feitos os cálculos de concentração, tanto em g/l quanto em mol/l para essa piscina, considerando que o cloro adicionado, proporcionalmente em quantidade muito pequena, não afeta o volume final da piscina. É possível solicitar aos alunos que calculem a quantidade de cloro necessária para se obter uma determinada concentração. Com outros exemplos é possível propor os mesmos tipos de cálculo, às vezes com algumas particularidades.
Pode haver casos em que não seja possível saber o volume da medida proposta. Neste caso, pode-se supor um volume para a medida-padrão. Há casos pitorescos, e este é um deles:
O ideal é que sejam escolhidas situações práticas mais próximas à realidade dos alunos. Assim, eles podem se envolver mais com a proposta de estudo. Texto original: Roosevelt Fujikawa e Beatriz Higushi |
(CC BY-NC Educarede)