A natureza do trabalho dos cientistas

A natureza do trabalho dos cientistas

Disciplina:

Física

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Trabalho científico
Tipo: Materiais didáticos

Onde encontrar: Projeto Escola e Cidadania
Editora do Brasil – Tel. 0800.550211

A maioria dos alunos associa o trabalho científico a uma atividade isolada e acessível somente a alguns poucos gênios. A imagem que muitos atribuem aos cientistas é a de pessoas distantes do convívio social e preocupadas exclusivamente com suas teorias e experimentos.

Muitos livros didáticos também reforçam essas concepções sobre a natureza da pesquisa científica e apresentam uma visão descontextualizada do que representa fazer e praticar ciência.

Com o objetivo de superar essa visão distorcida sobre a atividade científica, o professor pode promover em suas aulas uma reflexão com os alunos sobre o trabalho dos cientistas e buscar uma aproximação deste com outras atividades profissionais. Assim, pode-se contribui para uma aprendizagem mais significativa da Física, promovendo uma discussão sobre o trabalho dos cientistas e seus desdobramentos psicológicos, sociais, políticos etc.

A atividade em questão parte de uma proposta de ensino de Física extraída do “Projeto Escola e Cidadania”, coordenado pelas professoras Eny Marisa Maia e Zuleika de Felice Murrie. O material didático divide-se em diversos módulos, a partir de uma perspectiva interdisciplinar (caracterizada pela flexibilização), e tem por objetivo atender a diversidade de experiências, conhecimentos e ritmos dos alunos.

O conteúdo relativo à Física é dividido em 30 módulos, cada um previsto para 20 horas/aula. O material é ricamente ilustrado e, além dos temas tradicionais, aborda também outros temas como Robótica, Física nos Esportes, Física do Corpo Humano, Física no Meio Ambiente, aparelhos usados na Medicina, Telecomunicações, Eletrodomésticos etc.

Tendo como princípio a motivação e a contextualização, as atividades propostas no Projeto foram organizadas a partir de situações-problema, nas quais os alunos precisam colocar em jogo seus conhecimentos e habilidades.

Pode-se desenvolver, por exemplo, uma atividade baseada no módulo “Cientista é Gente Como a Gente”. A partir desse módulo, o professor discute com os alunos sobre a natureza do trabalho científico, mostrando que a pesquisa científica deve ser encarada como uma atividade humana entre outras e que, mesmo os grandes gênios da Ciência, eram pessoas comuns.

O trabalho pode ser iniciado dividindo-se os alunos em pequenos grupos, para responder a algumas questões sobre o tema, por exemplo:

  • Compare a atividade científica com outras profissões.
  • Quais as semelhanças e as diferenças entre a atividade de um cientista e a de um profissional de outra área?
  • Como ocorrem os grandes avanços científicos?
  • Os grandes avanços são obras de cientistas isolados ou fruto de esforço conjunto de várias gerações de pesquisadores?
  • Qual a influência do conhecimento religioso ou místico na elaboração das teorias científicas?Em seguida, cada grupo apresenta suas conclusões para o restante da classe. O professor estimula um debate sobre as questões abordadas ou pode utilizá-las como instrumento de avaliação sobre o tema durante suas aulas expositivas.

    Deve-se evitar oferecer respostas prontas para os alunos, deixando-os expressar livremente suas opiniões. Se possível, pode-se sugerir que leiam o módulo mencionado como subsídio para enriquecer suas argumentações.

    Essa atividade permite que os alunos tomem consciência das características do trabalho dos cientistas, assim como de suas atitudes e modos de ser e viver. Também ajuda a entender que os cientistas, diferentemente do que muitos pensam, trabalham predominantemente em grupos de investigação, realizando, portanto, uma atividade de caráter eminentemente social.

    Referência bibliográfica:
    MURRIE, Zuleika de Felice & MAIA, Eny Marisa (Coords.). Projeto Escola e Cidadania. São Paulo: Editora do Brasil, 2000.
    Os módulos de Física foram escritos por Alexandre Custódio Pinto, José Alves da Silva e Cristina Leite.

    Texto original: Marcelo Barros
    Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
03/05/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *