A descoberta de elementos radioativos
Disciplina: Química Ciclo: Ensino Médio Um dos objetivos do ensino é desenvolver nos alunos a percepção de que o conhecimento atual não é acabado e definitivo. Uma das possibilidades de trabalhar essa questão é a leitura de textos que contextualizam historicamente determinadas descobertas científicas. Um bom texto para aguçar esta compreensão de mundo pode ser extraído do livro “A Ciência Através dos Tempos”, de Áttico Chassot. No capítulo 10 (“A última virada de século: 1900 +- 5 anos”) há um trecho (páginas 150 a 156) no qual o autor mostra a saga vivida pelo casal Marie e Pierre Currie para confirmar, perante a comunidade científica, a descoberta de elementos radioativos. Em uma época em que a concepção de átomo não era unanimidade entre os cientistas, esse casal se dedicou durante quatro anos a isolar elementos radioativos, como o rádio, trabalhando em um galpão improvisado como laboratório. O ideal é que os alunos tenham cópia desse texto e, para incentivá-los, o professor pode ler com eles trechos do diário de Marie Curie, para que sintam o ambiente de trabalho do casal. Observações: Na época descrita no diário, ainda não se tinha a consciência plena dos perigos da radiação. Essa proximidade com materiais radioativos traria, mais tarde, graves seqüelas para Marie. Em 1902, o casal conseguiu isolar o rádio e, em 1903, recebeu o Prêmio Nobel de Física. A vida de Marie ainda inclui a perda do marido e o reconhecimento de seu trabalho com outro Prêmio Nobel, de Química, em uma época na qual a participação feminina na ciência era exígua. A história das experiências do casal mostra que a vida deles não era feita apenas de consagração da genialidade, como às vezes faz parecer o senso comum, mas foi uma vida repleta de dramas, dificuldades, dúvidas e muito esforço. Durante a leitura, o professor pode levantar hipóteses, dar explicações e discutir com os alunos a respeito da radiação, do papel das descobertas científicas no mundo, do uso dessas descobertas, da atividade feminina nas ciências e da ética na Ciência. O professor pode citar, por exemplo, o caso do acidente de Goiânia, capital de Goiás, com o césio-137 e abrir a discussão, indagando se os alunos já ouviram falar sobre o que aconteceu, estimulando a participação deles. O mesmo tipo de dinâmica pode ser realizado ao se discutir uma citação de Pierre no texto a respeito da descoberta da dinamite por Nobel. A partir dessa informação, pode-se discutir a bomba atômica e as usinas nucleares. Quais são os limites éticos para as descobertas científicas e tecnológicas? A leitura do texto pode ser feita em pequenos grupos ou em duplas que, em seguida, podem discuti-lo e responder a questões propostas anteriormente, por exemplo a respeito das dificuldades da introdução de novas teorias ou das mudanças de paradigmas:
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(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil) | |
04/03/2002 |