A cultura e a religião islâmica

A cultura e a religião islâmica

Disciplina:

História

Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Cultura e religião islâmica, expansão árabe, conflitos no Oriente Médio
Tipo: Texto

Os ataques terroristas em Nova York (EUA) reforçaram uma visão estereotipada e preconceituosa por parte de muitas pessoas de que ser muçulmano é sinônimo de fanatismo e terror. É preciso discutir essa questão com os estudantes, procurando ir além das muitas generalizações repetidas à exaustão nos dias atuais.

Um bom recurso para isso é o livro “Islã, um Enigma de Nossa Época”, do jornalista José Arbex. Ele aborda o Islã como um fenômeno histórico, cultural e social muito complexo e abrangente, que não pode ser resumido em uma fórmula simplificada.

Arbex examina a história, a cultura e a religião islâmica (mais ampla que a configuração “árabe”, por sinal) com um olhar que esclarece, explica, ressalta as diferenças e, ao mesmo tempo, nos convida a olhar para nossas próprias mazelas, construindo uma visão que é o oposto do preconceito: a curiosidade em conhecer o “outro”, estranho e diferente de nós, e o respeito às diferenças.

Após a leitura do livro, a discussão pode ser feita em forma de seminário interdisciplinar (História e Geografia), em que cada grupo organiza a apresentação das idéias e o levantamento de questões de um dos capítulos.

Assim, podem-se contemplar temas variados, como as origens e expansão do Islã, a cultura islâmica, o radicalismo e a geopolítica durante e após a Guerra Fria.

O professor pode destacar a discussão que há na conclusão do livro: a construção do “Oriente” árabe e islâmico como um mundo estranho, oculto, abominável, que cria um processo de “apagamento” da identidade, da história e das contradições desses povos.

Referência bibliográfica:
ARBEX, José. Islã, um Enigma de Nossa Época. São Paulo: Moderna, 1996.

Texto original: Ronilde Rocha Machado
Edição: Educarede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
27/03/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *