A convivência humana

A convivência humana

Disciplina:

História

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Ética
Tipo: Texto

O livro “O Que Fazer? Falando de Convivência”, de Liliana e Michele Iacocca, pode contribuir para a discussão sobre um tema importante: a convivência humana.

Instigante e divertido, o livro está dividido em três partes: na primeira, apresentam-se ao leitor algumas situações conflituosas com que todo jovem se defronta e cujas respostas envolvem valores, sentimentos, emoções.

Depois de reconhecer que nem sempre sabemos qual a melhor decisão a tomar, na segunda parte, as autoras fazem um passeio pela história, mostrando respostas elaboradas em diferentes épocas para perguntas cruciais: O que é certo? O que é errado? Como ser? O que é justo? O que é injusto? O que é bom? O que é mau? Em rápidos e divertidos quadros, essas respostas são apresentadas, passando pela filosofia, pela religião, pela ciência e pela luta contra as injustiças.

Na terceira parte, retoma-se o cotidiano dos jovens para discutir e problematizar as mudanças – para melhor – no mundo e as permanências da fome, das injustiças, do desrespeito aos direitos dos outros.

Por fim, o livro se fecha com uma série de sugestões de “coisas a fazer”, a maioria delas ao alcance de qualquer pessoa, pois apontam para o sonho e para a construção de relações mais amorosas.

Ressaltar essa estrutura ajuda a planejar um trabalho bem interessante com o livro: na primeira parte fica bem uma rodada de discussão sobre as situações-problema colocadas. Na segunda, os contextos históricos podem se constituir em temas de pesquisa, visando a ampliação de conhecimentos: a Grécia Antiga, o Cristianismo, a França Revolucionária e outros.

Referência:
IACOCCA, Liliana & IACOCCA, Michele. O que fazer? Falando de convivência. São Paulo: Ática, 1999.

Texto original: Ronilde Rocha Machado
Edição: Equipe EducaRede

 (CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)
30/05/2002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *