História

A Constituição Brasileira na Web
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Direitos e deveres do cidadão
Tipo: Sites
O site do Senado Federal disponibiliza o texto da “Constituição Brasileira”, que traz os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito e os direitos individuais, coletivos e sociais.

A convivência humana
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Ética
Tipo: Texto
O livro “O Que Fazer? Falando de Convivência”, de Liliana e Michele Iacocca, pode contribuir para a discussão sobre um tema importante: a convivência humana.

A cultura e a religião islâmica
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Cultura e religião islâmica, expansão árabe, conflitos no Oriente Médio
Tipo: Texto
O livro “Islã, um Enigma de Nossa Época”, de José Arbex, aborda o Islã como um fenômeno histórico, cultural e social complexo, estimulando o interesse em conhecer o “outro” e o respeito às diferenças.

A Guerra de Canudos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Movimentos sociais, luta pela terra no Brasil
Tipo: Filme
Inclua uma sessão do filme “Guerra de Canudos”, de Sérgio Rezende, nas aulas de História sobre República Brasileira.

A luta pela terra no Brasil
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Assentamento, ocupação de terras improdutivas
Tipo: Filme
O filme “O Sonho de Rose” pode ser um poderoso instrumento para a compreensão da realidade brasileira.

Adeus, chamigo brasileiro – uma história da Guerra do Paraguai
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Guerra do Paraguai
Tipo: Texto
História em quadrinhos pode ajudar os alunos a entenderem a Guerra do Paraguai.

Breve históra da democracia
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Cidadania e democracia, Internet, Idade Moderna, governo
Tipo: Sites
Para as aulas sobre cidadania e democracia, confira o site Canal Kids, que traz textos interessantes para serem trabalhados em sala de aula.

Canção de Todas as Crianças
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Direitos da criança e do adolescente
Tipo: Músicas
A “Declaração Universal dos Direitos da Criança” pode ser trabalhada por meio de canções, propiciando a conscientização dos direitos que devem ser garantidos às crianças e aos adolescentes.

Canções do Brasil
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Diversidade cultural
Tipo: Músicas
A música expressa a diversidade cultural do Brasil e pode ser utilizada no estudo das diferentes origens da população brasileira.

Canções do Descobrimento
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Conquistas portuguesas, colonização do Brasil
Tipo: Músicas
Veja como utilizar o CD “Madeira que cupim não rói”, de Antônio Nóbrega, para introduzir o estudo das conquistas portuguesas nas aulas de História.

Cemitério da Memória – Fragmentos da Vida Cotidiana
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar este documentário em sala de aula

Como Não Ser Enganado nas Eleições
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Cidadania política
Tipo: Texto
Veja como sensibilizar os alunos quanto à importância de uma participação maior nos rumos do país, começando pela escolha mais consciente dos governantes.

Curta-metragem “Enquanto a tristeza não vem”
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar este curta-metragem em sala de aula.

Curta-metragem “Uma história de futebol”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar este curta-metragem em sala de aula.

Dia de índio
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Encontro dos portugueses com indígenas brasileiros
Tipo: Músicas
A música “Araruna”, interpretada por Marlui Miranda, pode ser utilizada no estudo sobre a chegada dos portugueses ao Brasil.

Documentário “Ilha das flores”
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Sociedade de consumo
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar este curta-metragem em sala de aula.

Documentário “O Xadrez das Cores”
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Racismo
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar este curta-metragem em sala de aula.

Documentário “The Big Boy Show”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar este documentário em sala de aula

Enquanto a Tristeza não Vem
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar este curta-metragem em sala de aula

História da Segunda Guerra Mundial
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Segunda Guerra Mundial
Tipo: Texto
Onze questões controversas suscitadas por acontecimentos ligados à Segunda Guerra Mundial.

História e memória
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Memória
Tipo: Texto
O livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, de Mem Fox, permite tornar o conceito de memória mais claro para os alunos de 5ª série.

Nossos heróis de ontem e de hoje
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Conceito de tempo, noção de sucessão
Tipo: Metodologias
Leve para a sala de aula os heróis dos alunos e, com eles, desenvolva a noção de tempo nas séries iniciais.

O Grande Ditador
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Adolf Hitler e o Nazismo
Tipo: Filme
“O Grande Ditador” é um emocionante manifesto contra a perseguição dos judeus na Alemanha Nazista.

O Lobisomem e o Coronel
Ciclo / Série: EJA
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar este curta-metragem em sala de aula

O trabalho escravo no Brasil
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Escravismo
Tipo: Artes Visuais
O quadro “A Negra”, de Tarsila do Amaral, pode estimular um debate sobre o escravismo e a situação atual do negro no Brasil.

Os escravos no Brasil
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Escravidão no Brasil
Tipo: Texto
Veja como utilizar o livro “A História dos Escravos”, de Isabel Lustosa, nas aulas de História, de 1ª a 4ª série.

Os frutos da terra
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Transição Paleolítico/Neolítico
Tipo: Metodologias
O estudo dos frutos da terra ajuda o aluno a entender a importância da descoberta da agricultura para o homem pré-histórico.

Panorama da História do Brasil
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Independência do Brasil, Segundo Império e Proclamação da República
Tipo: Texto
Confira indicação de dois livros de História do Brasil, de Lilia Moritz Schwarcz, que oferecem aos alunos a possibilidade de uma leitura prazerosa e instigante.

Pluralidade Cultural
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Diversidade cultural
Tipo: Metodologias
A escola convive com muitas diferenças, tanto entre os alunos quanto entre professores e funcionários. E enfrenta o desafio de trabalhar esta diversidade, respeitar as diferenças e revertê-las a seu favor.

RPG para estudar História
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Viagens portuguesas dos séculos XV e XVI
Tipo: Jogos
Veja como o jogo RPG (Role Playing Game) pode ajudar a ensinar fatos históricos no Ensino Médio

Tempos Modernos
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: A disciplina do trabalho no sistema de fábrica, revolução industrial, industrialização brasileira.
Tipo: Filme
Nesse filme, Charles Chaplin ironiza a opressão dos operários no início da industrialização.

Trabalho infantil em pauta
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Trabalho infantil
Tipo: Texto
“Serafina e a Criança que Trabalha” é um relato sensível do cotidiano da criança trabalhadora.

Tropa de Elite
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Corrupção, drogas, violência, juventude
Tipo: Filme
A partir do polêmico filme Tropa de Elite, os alunos podem realizar uma pesquisa de opinião.

Um estudo da cultura negra
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Cultura negra e escravidão
Tipo: Texto
As aulas sobre escravidão e cultura negra podem ser enriquecidas com o livro “Do Outro Lado Tem Segredos”, de Ana Maria Machado.

Versailles 1685
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: O palácio de Versalhes e a corte do Rei Luís XIV, o Rei-Sol
Tipo: Jogos
O jogo “Versailles 1685” apresenta uma proposta interessante para complementar o trabalho em sala de aula: o mistério na corte francesa em três dimensões.

Viajando nas imagens: História ontem e hoje
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Tempo e História (periodização histórica)
Tipo: Filme
Para revisar conceitos já estudados por alunos da 8a série, o professor pode trabalhar a periodização histórica utilizando fragmentos de filmes.

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>