Arte – Educação Artística

A cor da luz e a cor dos objetos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: relação entre cor de objeto e cor de luz; mistura de luzes e tintas coloridas; cor de objetos opacos
Tipo: Metodologias
Misturar cores de luz não é a mesma coisa que misturar cores de tintas. Veja uma dica de atividade para introduzir um trabalho sobre cores e luz.

Animação “O lobisomem e o coronel”
Ciclo / Série: EJA
Assunto: Literatura de cordel
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar esta animação em sala de aula.

Cenas congeladas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Jogo de imaginação
Tipo: Metodologias
Como estimular no aluno a capacidade de percepção e utilização do espaço cênico?

Cenas curtas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Diversidade na fala
Tipo: Texto
A dica apresenta sugestão de exercício teatral para desenvolver a fala e a compreensão de textos, ajudando os alunos a perceberem que a forma de falar altera o significado do que está sendo dito.

Colagem tridimensional: assemblage
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Assemblage
Tipo: Metodologias
O estudo sobre a arte contemporânea pode ser enriquecido com a assemblage, técnica de colagem para montagem de objetos tridimensionais com sucata e materiais diversos.

Comercial
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Teatro, propaganda
Tipo: Metodologias
As linguagens artísticas são matéria-prima de algumas profissões, como Publicidade e Propaganda. Veja aqui como exercitar a crítica pela análise de comerciais e criar uma propaganda utilizando a linguagem cênica.

Como ler uma pintura
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Leitura de obra de arte
Tipo: Artes Visuais
Os critérios para apreciação da arte podem ser ampliados por meio do contato com um amplo repertório de obras. Veja sugestão de atividade a partir de pintura de Lasar Segall.

Como trabalhar com teatro
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
A leitura e a dramatização de textos de teatro é uma oportunidade de auxiliar os alunos na proficiência da leitura de textos mais longos. Veja atividade para trabalhar com esse gênero literário.

Composição e formas a partir de Segall
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Leitura de obra de arte
Tipo: Artes Visuais
Descubra e transforme um quadro de Lasar Segall.

Curta-metragem “Adão ou Somos Todos Filhos da Terra”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto:
Tipo: Materiais didáticos
Veja como trabalhar este filme em sala de aula.

Das paredes da caverna aos muros da cidade
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Artes Visuais
Tipo: Filme
Uma idéia para discutir sobre arte contemporânea é assistir ao filme “Basquiat, traços de uma vida”, que retrata a vida desse artista plástico que ganhou notoriedade por seus grafites nos muros de Nova Iorque.

Diálogo entre sons e gestos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: A gestualidade do corpo, o ritmo da música no espaço, a expressão plástica
Tipo: Metodologias
Grafia de sons e gestos. Em conversa, a linguagem da música, da gestualidade do corpo e o registro em imagens.

Direções no espaço
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Espaço e movimento
Tipo: Metodologias
O ensino de dança na escola tem como objetivo ampliar o repertório de movimentos dos alunos. O trabalho com a noção de espaço ajuda a desenvolver a capacidade de expressão corporal.

Enquanto a Tristeza não Vem
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar este curta-metragem em sala de aula

Estudo de cores
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Cores
Tipo: Artes Visuais
Conhecendo cores e uma obra de Lasar Segall.

Fugindo do estereótipo I – Projeto “Árvore”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Observação e desenho
Tipo: Artes Visuais
Veja como ampliar o repertório expressivo de alunos da 4a série por meio do desenho de árvores, fugindo dos estereótipos que costumam estar presentes nos desenhos dessa faixa etária.

Imitando animais
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Teatro
Tipo: Metodologias
Jogos teatrais em sala de aula ampliam a expressão e comunicação física dos alunos. Quer saber como isso é possível?

Montando um espetáculo de teatro na escola
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Teatro
Tipo: Metodologias
Você conhece alguém que não goste nem de futebol, nem de novela? É difícil, não é? Essas duas atividades têm tudo a ver com as artes da representação.

O corpo pode produzir sons
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Percepção sonora, corpo, som
Tipo: Metodologias
Faça seus alunos descobrirem como o corpo humano pode se tornar um instrumento musical.

O hipnotizador dançarino
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Jogos de expressão
Tipo: Metodologias
Como estimular no aluno a percepção e a consciência do corpo como instrumento de comunicação e expressão?

O jogo dramático ou jogo teatral
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Jogos de imaginação
Tipo: Metodologias
Veja aqui como um jogo de imaginação pode ajudar a desmistificar o não ser capaz, o não se sentir seguro para…

Paisagem sonora
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 1ª a 4ª
Assunto: Música, paisagem sonora
Tipo: Músicas
Confira atividade para exercitar a acuidade auditiva dos alunos e a percepção do ambiente sonoro em que vivem.

Proposta de leitura de obra de Juan Gris
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Cubismo, vanguardas européias
Tipo: Artes Visuais
Confira sugestões de como trabalhar em sala de aula uma obra do artista cubista Juan Gris (1887-1927), explorando aspectos formais, conteúdos/narração e o contexto histórico.

Representações humanas
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Retratos e auto-retratos
Tipo: Metodologias
No Ensino Médio, momento em que os alunos buscam sua própria identidade, é importante possibilitar o contato com representações de figuras humanas produzidas pelos artistas.

Sonorização de filme
Ciclo / Série: Ensino Médio
Assunto: Sonorização de imagens
Tipo: Filme
No ensino de música, uma sugestão de atividade é associar sons a imagens do filme “Tempos Modernos”, de Chaplin.

Torce-torce
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Jogo de integração
Tipo: Metodologias
Leia nesta dica como organizar em sala de aula um jogo de integração com o objetivo de marcar a identidade dos participantes.

Você está tão mudado!
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Jogos de percepção/observação
Tipo: Metodologias
Com essa atividade você pode criar em sala de aula um ambiente propício à discussão e ampliação da capacidade de observação dos alunos.

 

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>