Ensino Fundamental – 5ª a 9ª

Arte – Educação Artística

Cenas congeladas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Jogo de imaginação
Tipo: Metodologias
Como estimular no aluno a capacidade de percepção e utilização do espaço cênico?

Cenas curtas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Diversidade na fala
Tipo: Texto
A dica apresenta sugestão de exercício teatral para desenvolver a fala e a compreensão de textos, ajudando os alunos a perceberem que a forma de falar altera o significado do que está sendo dito.

Colagem tridimensional: assemblage
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Assemblage
Tipo: Metodologias
O estudo sobre a arte contemporânea pode ser enriquecido com a assemblage, técnica de colagem para montagem de objetos tridimensionais com sucata e materiais diversos.

Composição e formas a partir de Segall
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Leitura de obra de arte
Tipo: Artes Visuais
Descubra e transforme um quadro de Lasar Segall.

Das paredes da caverna aos muros da cidade
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Artes Visuais
Tipo: Filme
Uma idéia para discutir sobre arte contemporânea é assistir ao filme “Basquiat, traços de uma vida”, que retrata a vida desse artista plástico que ganhou notoriedade por seus grafites nos muros de Nova Iorque.

Diálogo entre sons e gestos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: A gestualidade do corpo, o ritmo da música no espaço, a expressão plástica
Tipo: Metodologias
Grafia de sons e gestos. Em conversa, a linguagem da música, da gestualidade do corpo e o registro em imagens.

Enquanto a Tristeza não Vem
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar este curta-metragem em sala de aula

O hipnotizador dançarino
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Jogos de expressão
Tipo: Metodologias
Como estimular no aluno a percepção e a consciência do corpo como instrumento de comunicação e expressão?

O jogo dramático ou jogo teatral
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Jogos de imaginação
Tipo: Metodologias
Veja aqui como um jogo de imaginação pode ajudar a desmistificar o não ser capaz, o não se sentir seguro para…

Torce-torce
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Jogo de integração
Tipo: Metodologias
Leia nesta dica como organizar em sala de aula um jogo de integração com o objetivo de marcar a identidade dos participantes.

Você está tão mudado!
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Jogos de percepção/observação
Tipo: Metodologias
Com essa atividade você pode criar em sala de aula um ambiente propício à discussão e ampliação da capacidade de observação dos alunos.

 

Arte – Educação Artística, Física

A cor da luz e a cor dos objetos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: relação entre cor de objeto e cor de luz; mistura de luzes e tintas coloridas; cor de objetos opacos
Tipo: Metodologias
Misturar cores de luz não é a mesma coisa que misturar cores de tintas. Veja uma dica de atividade para introduzir um trabalho sobre cores e luz.

 

Biologia

Curta-metragem “Tapa na Pantera”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Uso de drogas
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar este curta-metragem em sala de aula

 

Ciências

A Incrível Máquina Humana
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Corpo humano
Tipo: Filme
Pequenos trechos deste filme podem ser muito úteis para mostrar aos alunos alguns funcionamentos do organismo humano.

Animação “O Arroz Nunca Acaba”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar esta animação em sala de aula

Banco de dados de seres vivos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Diversidade de seres vivos
Tipo: Informática
A aprendizagem de características de alguns seres vivos pode ser mais significativa com a atividade de coleta e classificação de animais de jardim, seguida de organização das informações em banco de dados.

Comparando temperaturas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Organização de tabelas
Tipo: Informática
Nas aulas de Ciências, uma sugestão é propor a construção de tabelas e gráficos comparando variação de temperatura.

Construção de terrário
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Ciclo da água
Tipo: Metodologias
A construção de um terrário por alunos da 6a série do Ensino Fundamental é uma boa alternativa para ajudar na compreensão do ciclo da água.

DST e Aids
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Doenças sexualmente transmissíveis
Tipo: Metodologias
Ao abordar assuntos como DST e Aids, é importante levar em consideração o que os alunos já sabem sobre o tema.

Gelo, calor e estados físicos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: estados físicos; mudanças de estado; calor como forma de energia
Tipo: Metodologias
Confira uma sugestão de experimento que mostra como o gelo derrete, ou seja, passa do estado sólido para o líquido ao receber calor do ambiente.

Higiene Corporal, Saúde e Sexualidade
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Higiene do Corpo
Tipo: Metodologias
A puberdade exige novos cuidado com o corpo e a higiene. A confecção de outdoors por alunos de 7a e 8a séries favorece a abordagem desse assunto de forma participativa e integrada a outras disciplinas, como Língua Portuguesa.

Iniciando os estudos sobre densidade
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Densidade, massa, volume
Tipo: Metodologias
Esta dica apresenta uma proposta sobre o conceito de densidade para alunos de quinta série começarem a pensar sobre o assunto.

Montagem de minhocário
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Seres vivos
Tipo: Metodologias
A montagem de um minhocário ajuda a entender a influência da minhoca na decomposição de detritos orgânicos.

Os segredos da flutuação
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Flutuação e densidade dos corpos
Tipo: Metodologias
Veja como introduzir o conceito de densidade de corpos por meio de experiência de flutuação, mostrando que é preciso considerar a interação entre massa e volume.

Vida na cidade
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Urbanização, equilíbrio ambiental, qualidade de vida, saúde, cadeias alimentares
Tipo: Texto
O livro “Vida na Cidade”, de Mônica Jakievicius, aborda conceitos referentes à fauna e flora dos centros urbanos, possibilitando ao aluno estabelecer relações de equilíbrio, adaptação, ciclo, vida, interação e transformação nesses ambientes.

 

Educação Física

“Atenção! Câmera! Ação!”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Atletismo e consciência corporal
Tipo: Metodologias
Grave em vídeo dois saltos em distância de cada aluno e escolha um deles para confrontar a visão com a percepção cinestésica

Cabo de guerra com duas cordas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Força
Tipo: Jogos
Como ampliar a idéia de competitividade e cooperação entre os alunos a partir de uma atividade física?

Caminho maluco
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Ginástica artística e conhecimento corporal
Tipo: Metodologias
Proponha a confecção de um “caminho maluco”, para enriquecer a vivência de seus alunos com movimentos de Ginástica Artística.

Controle de freqüência cardíaca
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Freqüência cardíaca
Tipo: Metodologias
Em Educação Física, pode-se propor a elaboração de uma ficha de controle de batimento cardíaco nas últimas séries do Ensino Fundamental.

Curta-metragem “Uma história de futebol”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar este curta-metragem em sala de aula

Desafios grupais com cordas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Jogo motor
Tipo: Jogos
Pular cordas é uma atividade que requer habilidades como coordenação espaço-temporal e domínio de ritmo, mas pode ser utilizada também para trabalhar a organização coletiva.

Medindo o Atletismo
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Conhecimento corporal
Tipo: Metodologias
Veja como os professores de Matemática e Educação Física podem fazer um trabalho interdisciplinar para alunos de 5a e 6a séries, envolvendo sistemas de medidas e Atletismo.

Olhos Vendados
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Consciência Corporal, percepção sinestésica
Tipo: Metodologias
Em geral, as impressões visuais são mais desenvolvidas que as de outros sentidos. Veja sugestão de atividade para os alunos captarem informações do ambiente por meio de outros sentidos.

Olimpíadas de Atletismo em equipes
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Evento esportivo
Tipo: Metodologias
A idéia é organizar uma olimpíada que promova a integração dos alunos, de modo que todos se sintam desafiados a dar o melhor de si.

Painel de jogos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Cultura corporal
Tipo: Metodologias
Aproveite o repertório de brincadeiras, jogos e lutas dos alunos e organize um painel no início do ano escolar.

Travessia
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Desafio em grupo
Tipo: Metodologias
A partir de um desafio proposto aos alunos é possível discutir e ampliar alguns valores importantes para a formação do aluno. Veja aqui uma sugestão.

 

Física 

Gangorra Interativa
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Equilíbrio Estático, Física Moderna, Força
Tipo: Materiais didáticos
Conheça o objeto de aprendizagem produzido para o Rived

 

Geografia

A música em sala de aula
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Urbanização, cidades
Tipo: Metodologias
A música pode ser um ótimo recurso para sensibilizar os alunos de 6a e 7a séries para a discussão de temas e formulação de conceitos.

Cidade e bairro em duas e três dimensões
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Espaço contínuo, representação tridimensional e bidimensional
Tipo: Metodologias
Transformar a maquete de um bairro ou cidade em planta baixa é um modo interessante de comparar duas formas de representação, além de ajudar na apropriação dos conceitos de continuidade e inclusão do espaço.

Como organizar uma saída a campo
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Estudo do meio
Tipo: Metodologias
Conheça melhor o estudo do meio, uma metodologia de trabalho utilizada na Geografia, mas que também pode ser aplicada em outras disciplinas.

Curta-metragem “Uma história de futebol”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar este curta-metragem em sala de aula

Desenhando o seu espaço
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Representação cartográfica
Tipo: Metodologias
Veja como desenvolver habilidades para leitura de mapas a partir do desenho de percursos familiares aos alunos.

Diferentes formas de organizar o espaço
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Paisagem
Tipo: Artes Visuais
Veja como utilizar fotografias para estudar paisagem urbana e rural nas aulas de Geografia, no Ensino Fundamental (5ª a 8ª).

Documentário “Ilha das flores”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Sociedade de consumo
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar este documentário em sala de aula.

Estudo do espaço de vivência
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: A relação entre estudo do Espaço de Vivência e sua preservação
Tipo: Metodologias
Como trabalhar em sala de aula a relação entre estudo do Espaço de Vivência e sua preservação?

Meio ambiente em debate
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Meio ambiente e trabalho
Tipo: Filme
O filme “Amazônia em Chamas” é uma boa opção para tratar da questão ambiental e o tema “trabalho” nas aulas de Geografia.

O trabalho em diferentes tempos e espaços
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Trabalho
Tipo: Filme
Uma abordagem significativa do tema “trabalho” pode ser desenvolvida a partir de três filmes que tratam do assunto em tempos e espaços diferentes.

 

História

A convivência humana
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Ética
Tipo: Texto
O livro “O Que Fazer? Falando de Convivência”, de Liliana e Michele Iacocca, pode contribuir para a discussão sobre um tema importante: a convivência humana.

A Guerra de Canudos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Movimentos sociais, luta pela terra no Brasil
Tipo: Filme
Inclua uma sessão do filme “Guerra de Canudos”, de Sérgio Rezende, nas aulas de História sobre República Brasileira.

Breve históra da democracia
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Cidadania e democracia, Internet, Idade Moderna, governo
Tipo: Sites
Para as aulas sobre cidadania e democracia, confira o site Canal Kids, que traz textos interessantes para serem trabalhados em sala de aula.

Canções do Descobrimento
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Conquistas portuguesas, colonização do Brasil
Tipo: Músicas
Veja como utilizar o CD “Madeira que cupim não rói”, de Antônio Nóbrega, para introduzir o estudo das conquistas portuguesas nas aulas de História.

Cemitério da Memória – Fragmentos da Vida Cotidiana
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar este documentário em sala de aula

Curta-metragem “Uma história de futebol”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar este curta-metragem em sala de aula.

Dia de índio
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Encontro dos portugueses com indígenas brasileiros
Tipo: Músicas
A música “Araruna”, interpretada por Marlui Miranda, pode ser utilizada no estudo sobre a chegada dos portugueses ao Brasil.

Documentário “The Big Boy Show”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar este documentário em sala de aula

Enquanto a Tristeza não Vem
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como trabalhar este curta-metragem em sala de aula

História e memória
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Memória
Tipo: Texto
O livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, de Mem Fox, permite tornar o conceito de memória mais claro para os alunos de 5ª série.

O trabalho escravo no Brasil
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Escravismo
Tipo: Artes Visuais
O quadro “A Negra”, de Tarsila do Amaral, pode estimular um debate sobre o escravismo e a situação atual do negro no Brasil.

Os frutos da terra
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Transição Paleolítico/Neolítico
Tipo: Metodologias
O estudo dos frutos da terra ajuda o aluno a entender a importância da descoberta da agricultura para o homem pré-histórico.

Tempos Modernos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Revolução Industrial
Tipo: Filme
A Revolução Industrial pode ser estudada a partir do filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, que mostra o drama do desemprego, a exploração da força de trabalho e o antagonismo entre capital e trabalho.

Um estudo da cultura negra
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Cultura negra e escravidão
Tipo: Texto
As aulas sobre escravidão e cultura negra podem ser enriquecidas com o livro “Do Outro Lado Tem Segredos”, de Ana Maria Machado.

Viajando nas imagens: História ontem e hoje
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Tempo e História (periodização histórica)
Tipo: Filme
Para revisar conceitos já estudados por alunos da 8a série, o professor pode trabalhar a periodização histórica utilizando fragmentos de filmes.

 

Língua Espanhola

Contando histórias
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Uso do Pretérito Imperfecto e do Pretérito Indefinido
Tipo: Jogos
Utilize os contos de fada para estimular a discussão sobre o uso do pretérito imperfecto e do pretérito indefinido.

 

Língua Inglesa

Adjetivos: forma, posição e antônimos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Adjetivo
Tipo: Jogos
Uma sugestão para fixar o aprendizado dos adjetivos em inglês é aproveitar o jogo da memória.

Canções e tempos verbais
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Verbos
Tipo: Músicas
O uso de tempos verbais requer o desenvolvimento de várias atividades para que os alunos aprendam as diferentes formas de oração. Veja sugestão de atividade com canções.

Construção de sentenças afirmativas e negativas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Formas afirmativas e negativas
Tipo: Jogos
Conheça um jogo que permite trabalhar de maneira lúdica a construção e a fixação das estruturas de orações afirmativas e negativas na Língua Inglesa.

Disney’s Magic English
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Vocabulário, estruturas gramaticais
Tipo: Filme
Uma boa tática para desinibir os alunos e levá-los a exercitar a pronúncia em sala de aula é o uso de fitas de vídeo da coleção “Disney’s Magic English”.

Emprego de preposições
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Preposição
Tipo: Metodologias
Os jogos em sala de aula são um excelente recurso para o ensino e a aprendizagem. Veja como transformá-los em grande aliado para o ensino de preposições em inglês.

Montagem de textos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Pesquisa na Internet
Tipo: Sites
Veja como realizar pesquisas em grupo utilizando a Internet, propiciando a elaboração de pequenos textos e a experimentação de vocabulário.

Prática das quatro habilidades (ler, escrever, ouvir e falar)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Reading, Writing, Listening and Speaking
Tipo: Jogos
Como desenvolver nos alunos as habilidades de ler, escrever, ouvir e falar em inglês em um ambiente descontraído?

Remontagem de texto
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Texto
Tipo: Texto
Incluir dramatizações e desafios para trabalhar a compreensão de textos em inglês propicia uma participação mais proveitosa por parte dos alunos.

Traduzindo e trocando cartões
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Cartões (cards)
Tipo: Informática
A dica mostra como desenvolver um exercício de tradução a partir de cartões obtidos pela Internet, envolvendo os alunos em clima de cooperação e diversão.

Valorização e socialização do vocabulário
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Vocabulário
Tipo: Metodologias
Uma conversa sobre o que os alunos pensam a respeito do ensino de Inglês ajuda a identificar algumas dificuldades e a refletir sobre a importância dessa língua em nosso dia-a-dia.

 

Língua Portuguesa/Literatura

Analisando estratégias de dizer
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Estratégias e recursos expressivos e os efeitos de sentido produzidos.
Tipo: Metodologias
Como trabalhar leitura e análise lingüística em sala de aula?

Aprofundando estudos sobre Boletins Informativos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Boletins Informativos
Tipo: Metodologias
Veja aqui como trabalhar com um boletim informativo em sala de aula.

Como trabalhar com contos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Conto
Tipo: Materiais didáticos
A leitura de contos feita pelo professor contribui para que os alunos conheçam procedimentos de leitura que auxiliam na leitura independente de textos mais longos. Veja atividade para trabalhar com esse gênero literário.

Como trabalhar com novelas (5a série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Novela
Tipo: Metodologias
As novelas são centradas em uma temática principal e têm personagens bem definidos. Veja como trabalhar com esse gênero literário na 5a série.

Como trabalhar com os clássicos da literatura universal
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Clássicos universais
Tipo: Materiais didáticos
Veja aqui uma sugestão para se trabalhar com os clássicos da literatura universal em sala de aula.

Como trabalhar com poesia
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Poesia
Tipo: Materiais didáticos
Como trabalhar com o gênero poesia em sala de aula? Veja aqui uma sugestão.

Cordelando
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Leitura e produção de textos
Tipo: Metodologias
Que tal convidar os seus alunos para uma conversa sobre literatura cordel?

Criando manchetes de jornal
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Estrutura de texto jornalístico – manchete
Tipo: Texto
Se você estiver ensinando a estrutura do texto jornalístico, confira essa dica sobre como explorar os sentidos da manchete.

Curta-metragem “Negócio fechado”
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Metodologias
Veja como utilizar este curta-metragem em sala de aula.

Fábrica das Letras
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Leitura e produção de textos
Tipo: Metodologias
Por que as pessoas escrevem? O que elas sentem ao escrever? Como percebem a reação dos leitores?

Gêneros do discurso e produção de textos (5a a 8a série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Para escrever um texto, é preciso selecionar um determinado gênero do discurso adequado à finalidade dessa produção.

Lendo boletins informativos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Estratégias de leitura, estudo de panfleto informativo.
Tipo: Metodologias
Veja aqui como trabalhar com um boletim informativo em sala de aula.

Orientação para leitura de textos – II
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Leitura de textos
Tipo: Metodologias
Um texto é lido da mesma forma pelos vários leitores? Veja aqui algumas observações acerca desse assunto.

Orientação para leitura de textos I (5a a 8a série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Leitura de textos
Tipo: Metodologias
A dica traz estratégias de leitura e compreensão de textos, que se baseiam na realização de antecipações e inferências.

Orientação para produção de textos I
(5a a 8a série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
Ao propor atividades de produção de textos, é importante que o professor apresente as características do contexto de produção.

Orientação para produção de textos II
(5ª a 8ª série)
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Produção de textos
Tipo: Metodologias
O trabalho de comparação entre textos de gêneros diversos ou entre textos de um mesmo gênero é importante para que os alunos aprendam a identificar as características dos diferentes gêneros.

Produção de narrativa com discurso direto
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Produção de narrativa
Tipo: Informática
A partir de um texto instigante proponha aos alunos a produção de narrativa com discurso direto.

Selecionando gêneros do discurso para trabalho.
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Seleção de gêneros do discurso.
Tipo: Metodologias
Os gêneros do discurso são inúmeros e o tempo escolar é limitado. Por isso é interessante privilegiar a participação social.

 

Matemática

A carta escolhida
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Lógica
Tipo: Jogos
Cartas de baralho podem ser utilizadas para exercício de lógica, no qual os alunos devem descobrir qual carta foi escolhida pelo professor.

Ábaco e Mudança de Base
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Materiais didáticos
Objeto de aprendizagem

Algebrativa
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Álgebra
Tipo: Materiais didáticos
Conheça o objeto de aprendizagem

Alturas Inacessíveis
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Escalas, ordens de grandeza, trigonometria
Tipo: Materiais didáticos
Conheça o objeto de aprendizagem

Aprendendo multiplicação de Frações através de mosaicos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Trigonometria
Tipo: Materiais didáticos
Conheça o objeto de aprendizagem produzido para o RIVED

Arquitetura das Escadas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Escalas, geometria, geometria espacial, medidas, trigonometria
Tipo: Materiais didáticos
Conheça o objeto de aprendizagem produzido para o RIVED

Bingo algébrico
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Fatoração e produtos notáveis
Tipo: Metodologias
Veja como tornar o estudo de produtos notáveis e casos de fatoração em uma atividade prazerosa para os alunos.

De olho nos preços altos
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Médias e porcentagem
Tipo: Informática
Uma forma de mostrar aos alunos que a Matemática faz parte do dia-a-dia é organizar uma tabela comparando preços de produtos.

Gangorra Interativa
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto:
Tipo: Materiais didáticos
Conheça o objeto de aprendizagem produzido para o Rived

Identificando e comparando grandezas
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Medida
Tipo: Texto
Veja atividade para os alunos desenvolverem a habilidade de leitura e escrita de grandezas e suas medidas.

Inscrevendo polígonos regulares em uma circunferência
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Geometria
Tipo: Metodologias
Confira atividade para explorar a propriedade da Geometria Plana que afirma que todo polígono regular pode ser inscrito em circunferência.

Jogo da Maratona
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Sistema de numeração decimal
Tipo: Informática
Veja sugestão de jogo para estimular os alunos de 5a série a utilizarem o raciocínio dedutivo e indutivo de forma lúdica.

Jogo do Mico Matemático
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Cálculo mental, regra de sinais, frações e potenciação
Tipo: Jogos
Conheça essa adaptação do famoso “Jogo do Mico”. Em vez de pares de bichos, os alunos formam pares de perguntas e respostas sobre cálculos matemáticos.

Para entender a conta de água
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Porcentagem, quatro operações
Tipo: Metodologias
A análise de uma conta de água pode ser uma forma interessante de estudar noções de Matemática.

Que figura sou?
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Geometria plana
Tipo: Metodologias
O jogo “Que figura sou?” permite que os alunos relacionem de maneira lúdica as propriedades geométricas de figuras planas.

Zero é dez
Ciclo / Série: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Aritmética
Tipo: Metodologias
Qual é o papel do zero ao longo da história da invenção dos números?

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>