Recursos e Ferramentas

Área de downloads da revista Info Exame
http://info.abril.com.br/download/windows.shl
Site com diversos programas, alguns freeware (gratuitos), divididos por temas. Em “educação” é possível escolher os sub–temas “Dicionários e tradutores”, “E-books”, “Línguas”, “Saúde” e “Ciências”. Alguns dos programas disponíveis são o IBGE para Google Earth e o Google Earth.
Bloglines
http://www.bloglines.com/
O Bloglines é um sistema de agrupamento RSS baseado em servidores que torna mais fácil manter-se em dia com seus blogs e feeds de notícias favoritos. Muitos serviços de blog e feeds de notícias publicam feeds RSS, arquivos especiais contendo o conteúdo do site formatado para uma análise fácil. O Bloglines permite que as pessoas assinem esses feeds. Uma vez assinado, o Bloglines controlará as atualizações que estes sites recebem.
Classtools.net
http://classtools.net/
Classtools.net é uma ferramenta que permite criar gratuitamente jogos educativos, atividades e diagramas em Flash e depois, hospedá-los em seu blog.
Creative Commons Brasil
http://www.creativecommons.org.br/
Disponibiliza opções de licenças que garantem proteção e liberdade para artistas e autores.
Delicious
http://delicious.com/
Você conhece essa ferramenta gratuita da Web 2.0? É um Social Bookmarks, um sistema que permite compartilhar na Internet sua lista de links favoritos e ver os favoritos de outras pessoas. Conheça o Delicious do EducaRede e confira um tutorial para criar o seu.
docs.google
http://www.docs.google.com
É possível criar textos, apresentações de slides e planilhas como no Office, mas tudo pela internet.
Facebook
http://pt-br.facebook.com/
O Facebook é uma rede social que reúne pessoas a seus amigos e àqueles com quem trabalham, estudam e convivem. As pessoas participam do Facebook para manter contatos.
Flickr
http://www.flickr.com/
Site com hospedagem de imagens fotográficas – e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações – caracterizado também como rede social. Considerado um dos exemplares do que ficou conhecido como Web 2.0, o Flickr permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo.
Gengibre
http://www.gengibre.com.br
Gengibre é uma nova maneira de publicar mensagens na internet, usando sua própria vóz através do celular ou pelo site. É a idéia do mini-podcast, um jeito diferente de compartilhar o que você pensa!
Mapas Conceituais – Free Mind
http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page
Site em inglês de mapas conceituais
Mapas Conceituais – Mind Manager
http://www.mindmanager.com.br/
Outra possibilidade de site, em português, para a utilização dos mapas conceituais.
Mapas Conceituais – Personal Brain
http://www.thebrain.com/
Site em inglês sobre mapas conceituais
Mapas conceituais na educação
http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/
No site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é possível desenvolver diversas atividades relacionadas aos mapas conceituais ou mapas mentais, como fóruns, listas de discussão etc. O ambiente disponibiliza um software livre para a construção de mapas conceituais.
Microsoft Office Online
http://office.microsoft.com/pt-br/templates/FX100595491046.aspx
Site com diversas planilhas gratuitas que podem auxiliar o professor nas aulas.
Orkut
http://www.orkut.com.br
Orkut é uma rede de relacionamentos filiada ao Google. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social.
Picnik
http://www.picnik.com/
Site permite a manipulação de suas imagens. Com algumas funções semelhantes ao Adobe Photoshop, você pode cortar, redimensionar, girar, adicionar efeitos especiais, artísticos, acrescentar molduras e muitas outras opções para editar as suas fotos. É muito simples de usar!
Scratch
http://scratch.mit.edu/
Software voltado para crianças com o objetivo de fornecer conhecimento básico em programação, criação de jogos e animações. O programa permite às crianças criar juntando blocos gráficos similares ao jogo Lego
Second Life
http://secondlife.com/
Ambiente virtual e tridimensional que simula alguns aspectos da vida do ser humano. O nome “second life” significa, em inglês, “segunda vida”, que pode ser interpretado como uma vida paralela à real. Dependendo do tipo de uso, o ambiente pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social. Algumas universidades usam o Second Life com fins educacionais através de ambientes tridimensionais de aprendizagem.
Skoool
http://www.skoool.pt/
Ferramenta com soluções multimídia e recursos interativos na Internet, orientados para facilitar o acesso à informação e ao conhecimento dos alunos e potenciar o trabalho dos professores.
Slideshare
http://www.slideshare.net/
Site permite a socialização de seus arquivos Power Point com a rede mundial de computadores, além da possibilidade de dinamizá-los com áudio, links e muito mais. Confira!

The Tumblelist
http://www.tumblelog.co.uk/
Confira uma lista com alguns Tumblelogs (Tlogs) disponíveis na Web.
Toondoo
http://www.toondoo.com/
Site permite a criação de tiras de histórias em quadrinhos, além da possibilidade da confecção de um livro virtual com esse material. Há modelos de personagens e cenários para montar as histórias.
Twitter
http://twitter.com
O Twitter é uma comunidade de amigos e pessoas desconhecidas que mandam updates, flashes do que elas estão fazendo no momento. É um serviço gratuito que pode ser utilizado por qualquer usuário da Internet, não exige convite.
Voki
http://www.voki.com
Voki é uma ferramenta online e gratuita que permite criar um avatar personalizado e adicionar-lhe a sua própria voz.
Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
Wikipedia é uma enciclopédia multilíngue online, livre e colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL).
Youtube
http://br.youtube.com/
O YouTube permite que seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. O site hospeda uma grande variedade de filmes, vídeo-clipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais. Veja o Canal do EducaRede no Youtube.

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>