Pluralidade Cultural

A Cor da Cultura
http://www.acordacultura.org.br
É um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro – a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. No site, é possível encontrar, por exemplo, um jogo que apresenta vários instrumentos de origem africana. Você pode ouvir o som de cada um deles e tocar junto com a banda.

Também encontrado em: Arte e Cultura, Cidadania, Educadores, Jogos Educativos
Cambitolândia
http://www.cambito.com.br
No site, que promove a justiça social e paz, você encontra um repositório de programas pedagógicos infanto-juvenis. Professores de Geografia, por exemplo, podem utilizar o Quebra-cabeça da Europa ou das Américas para ensinar os nomes e as localizações dos Estados.

Também encontrado em: Arte e Cultura, Cidadania, Educação Inclusiva, Educadores, Ensino, Estudantes, Jogos Educativos, ONGs
Centro de Cultura Negra do Maranhão
http://www.ccnma.org.br/home.htm
O CCN é uma entidade do Movimento Negro do Maranhão. Constituída como uma sociedade civil sem fins lucrativos, tem como missão resgatar a identidade étnica cultural e auto-estima do povo negro, promover sua organização em busca de cidadania, combater formas de intolerância causadas pelo racismo e defender direitos da população negra.
Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdade
http://www.ceert.org.br
O CEERT é uma ONG que desenvolve programas de intervenção no campo das relações raciais e de gênero, buscando a promoção da igualdade de oportunidades e tratamento.
Cidan
http://www.cidan.org.br
Fundado em 1984 pela atriz Zezé Motta, o Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro visa à promoção e inserção do artista negro (ator, cantor, bailarino, músico). Suas atividades atuais se concentram na feitura e divulgação de cadastro fotográfico de artistas negros profissionais, para gerar oportunidades de trabalho.

Também encontrado em: Arte e Cultura
Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre
http://www.caciquevanhkre.rct-sc.br
Localizada no posto indígena Xapecó (Ipuaçu–SC), essa escola tem como objetivo a conquista da autonomia sociocultural do povo Kaingáng, a recuperação de sua memória histórica, a reafirmação de sua identidade étnica, o estudo e valorização da própria língua e da ciência-sintetizada em seus etno-conhecimentos.
Geledés – Instituto da Mulher Negra
http://www.geledes.org.br
Site de organização política de mulheres negras que tem por missão institucional o combate ao racismo e ao sexismo. Procura a valorização das mulheres negras em particular e da comunidade em geral.
Ilê Aiyê
http://www.ileaiye.org.br/
Site do primeiro bloco afro da Bahia, criado em 1974, no Curuzu, mais populoso bairro de Salvador.
Instituto de Desenvolvimento das Tradições Indígenas (Ideti)
http://www.ideti.org.br
Organização não-governamental criada e dirigida por índios de várias etnias, com o objetivo de proteger, resgatar, divulgar e promover a cultura e o conhecimento dos povos indígenas do Brasil. No site há informações sobre alguns povos, como Ainu, Bororo, Kaxinawá, Mehinaku e Xavante.
Mundo dos Orixás
http://www.orixas.com.br
O portal traz informações sobre a religião afro-brasileira e os orixás, e é ilustrado com obras do artista plástico Carybé.
Olodum
http://www.olodum.com.br
Site do Grupo Cultural Olodum, uma ONG que desenvolve ações de combate à discriminação racial, estimula a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil.
Povos Indígenas no Brasil – Instituto Socioambiental (ISA)
http://www.socioambiental.org/prg/pib.shtm
Aqui você encontra definições gerais sobre nomes de povos indígenas, onde estão, como vivem, línguas, organizações, narrativas indígenas, arte, políticas indigenistas, direitos, enciclopédia e fontes de informação. Também há dados sobre localização e extensão das Terras Indígenas (TIs), processo de demarcação, situação jurídica das TIs e muito mais.
Selo Negro
http://www.gruposummus.com.br/selonegro/
Selo da Summus Editorial para publicações que dão espaço ao negro, mantendo, na ficção e na não-ficção, as etnicidades negras como foco de referência.

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>