Leitura e Escrita

Brasiliana Digital
http://www.brasiliana.usp.br/
O site pertence ao projeto Brasiliana USP e disponibiliza para download parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, com obras sobre o Brasil e/ou feitas no Brasil, reunidas pelo bibliófilo José Mindlin ao longo da vida. Na primeira fase de implantação do site, 3 mil documentos já estão disponíveis para download. Entre as inúmeras preciosidades (coleção de livros, folhetos, periódicos, manuscritos, mapas e imagens sobre a história e a cultura do Brasil), destacam-se o primeiro livro impresso no Brasil, o primeiro dicionário da língua portuguesa, escrito por Raphael Bluteau (1638–1734) e a coleção com todas as edições do primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense.

Também encontrado em: Material de Referência
Centro de Referência em Educação Mario Covas – CRE
http://www.crmariocovas.sp.gov.br
O CRE é um referencial pedagógico para a disseminação da informação educacional. Possui um acervo documental que pode ser consultado fisicamente, em sua sede, ou acessado virtualmente pelo site. A seção “Recursos de Ensino” traz indicações de sites que poderão subsidiar e enriquecer o trabalho em sala de aula nas diversas áreas do conhecimento. Veja também a área dedicada a temas pedagógicos, com informações sobre gestão educacional, avaliação, aprendizagem, educação e novas tecnologias, entre outros.

Também encontrado em: Educadores
Chicos y Escritores
http://www.chicosyescritores.org
Site em espanhol desenvolvido pelo Fondo de Cultura Económica e Universidad Nacional Autónoma de México. Você pode enviar seu texto para publicação e receber os comentários da equipe do projeto. Também pode ler e comentar textos de outras crianças. Em “El lugar secreto”, você escreve o que pensa sobre algumas questões – o que importa aqui é o que as crianças pensam, e não o que dizem os adultos.
Sugestão de: Regina Hubner
SP
E-book indígena
http://www.elianepotiguara.org.br/home.html
O livro pretende promover autores indígenas, incentivar estes povos à escrita, divulgar o pensamento indígena, usufruir a ferramenta da internet para divulgar o trabalho dos autores a um baixo custo e disponibilizar este material em diversos sites. O livro apresenta contos de várias comunidades indígenas, como guarani, potiguara, entre outros.

Também encontrado em: Educação e Tecnologia, Educadores
EducaRede – O Assunto é
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=9&id_subtema=3
Ler é uma prática social que acontece em diferentes espaços e com características específicas. É uma experiência individual e única, mas também uma experiência interpessoal e dialógica. Veja algumas estratégias e procedimentos de leitura para trabalhar na escola.
História do Dia
http://www.historiadodia.pt
Esse site português foi colocado no ar com a promessa de apresentar uma história por dia, todos os dias. António Torrado escreve e conta, Cristina Malaquias ilustra. Há também propostas de trabalho, como a confecção de livrinho com dobraduras, breve história da escrita, entre outras. Além da versão em português (de Portugal), o site pode ser consultado em inglês.
Sugestão de: Francisco Pacheco
Leia Brasil
http://www.leiabrasil.org.br
ONG especializada no incentivo e na promoção da leitura como ferramenta de combate ao analfabetismo funcional. Democratiza livros e outros bens culturais por empréstimo, oferece treinamento continuado para educadores, bibliotecários e outros agentes de leitura.
Projeto Memória de Leitura – IEL
http://www.unicamp.br/iel/memoria/
Material sobre produção e leitura de textos literários, ensino de línguas, educação indígena, comércio livreiro, biografias e romances. Destaque para a Linha do Tempo, com dados cronológicos relativos a literatura, iconografia, livros infantis e didáticos, e muito mais.
Sala Ambiente – Língua Portuguesa
http://www.lendoeaprendendo.sp.gov.br/2004/SalaAmbiente/portugues.htm
Esse espaço deve ser previamente organizado para que a leitura e a escrita aconteçam de forma significativa. Veja texto sobre as características do ambiente, materiais necessários, função e uso de cada material, além de sugestões de atividades a serem desenvolvidas.

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>