Jogos Educativos

A Cor da Cultura
http://www.acordacultura.org.br
É um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro – a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. No site, é possível encontrar, por exemplo, um jogo que apresenta vários instrumentos de origem africana. Você pode ouvir o som de cada um deles e tocar junto com a banda.

Também encontrado em: Arte e Cultura, Cidadania, Educadores, Pluralidade Cultural
AbradRPG
http://www.abradrpg.hpg.com.br
A Associação Brasileira de Defesa dos Interesses dos Jogadores e Amigos do Role-Playing Game e Atividades Correlatas tem como objetivo representar legitimamente pessoas ligadas à prática do RPG e difundir informações sobre o assunto.
As Verdades Verdadeiras da Alzira Zulmira
http://www.alzirazulmira.com
Essa personagem foi criada para divertir e, enquanto diverte, incentiva o pensamento e o uso criativo da linguagem. O site traz histórias que buscam introduzir a riqueza das expressões coloquiais, idiomáticas e gírias típicas do Português falado no Brasil. Oferece também jogos, culinária, links para crianças, letras de cantigas de roda e muito mais.
Sugestão de: Rubia Julia Gonçalves
SP
Cambitolândia
http://www.cambito.com.br
No site, que promove a justiça social e paz, você encontra um repositório de programas pedagógicos infanto-juvenis. Professores de Geografia, por exemplo, podem utilizar o Quebra-cabeça da Europa ou das Américas para ensinar os nomes e as localizações dos Estados.

Também encontrado em: Arte e Cultura, Cidadania, Educação Inclusiva, Educadores, Ensino, Estudantes, ONGs, Pluralidade Cultural
Canal Kids
http://www.canalkids.com.br/diversao/jogos
Experimente jogar o “Cata Sucata”, o jogo da coleta seletiva de lixo. Você aprende e se diverte jogando nas latas certas alguns tipos de lixo que podem ser reaproveitados: metal (lata amarela), papel (lata azul) e vidro (lata verde).
Cartoon Network
http://www.cartoonnetwork.com/games/
Jogos muito criativos sobre os personagens do canal pago, com todas as instruções e falas em português. No “Fototoon”, o usuário pode usar sua imaginação e criar fotografias com os personagens.
Catraios
http://www.catraios.ipb.pt
Esse portal português, voltado para educação infantil e ensino básico, oferece vários jogos educativos para crianças de 2 a 12 anos. Em “A Orquestra do Bilhó”, por exemplo, as crianças aprendem jogando como é a formação de uma orquestra.
Central de Jogos
http://www.centraldejogos.com.br
Jogos educativos de alta qualidade, sempre em disputas online entre dois ou mais participantes. Quiznet – jogo de perguntas e respostas. Acromania – jogo de montar frases com letras sorteadas aleatoriamente. Stop – versão online do tradicional jogo. Xadrez – jogo clássico de estratégia.
Sugestão de: Samuel Lago
Devir
http://www.devir.com.br
Livraria especializada em RPGs e Quadrinhos que iniciou a divulgação do jogo no Brasil, trazendo e traduzindo livros de vários sistemas de RPG. O site traz a descrição de jogos disponíveis no mercado.
Fulano
http://www.fulano.com.br
Confira jogos sobre os mais variados temas, como cinema, esportes, viagens etc. Divirta-se com um quiz sobre informações e curiosidades a respeito de pontos turísticos do mundo ou com “Contagem regressiva”, no qual você tem um determinado tempo para adivinhar a resposta.
Histórias Interativas
http://www.historias.interativas.nom.br
Iniciativa de autores, designers e pesquisadores de RPG, com a proposta de divulgar essa prática e discutir suas possibilidades como ferramenta de apoio à educação, tema de pesquisas, expressão artística e entretenimento.
Jogo de Aprender
http://www.jogodeaprender.com.br
Site dedicado ao uso dos Jogos Cooperativos e Role-Playing Games na educação como estratégia lúdica de ensino. Esses jogos são apropriados para o ensino por competências.
Sugestão de: Marcos Tanaka
LabVirt
http://www.labvirt.fe.usp.br/
Laboratório Didático Virtual da Escola do Futuro da USP, que disponibiliza simulações de Física e Química, roteirizadas por alunos de escolas públicas.

Também encontrado em: Ensino
Museu do Telefone
http://www.museudotelefone.org.br
O museu virtual mantido pela Fundação Telefônica contém informações sobre a história do telefone, conta com a biografia dos principais personagens que trabalharam no desenvolvimento da telefonia, além de glossário e reproduções de documentos e imagens históricas. Uma linha do tempo traça a evolução desse meio de comunicação, cujos diferentes aparelhos podem ser conhecidos visitando-se a Exposição Virtual. Na seção O Telefone, o internauta encontra explicações sobre funcionamento, que também podem ser muito úteis ao professor em suas aulas, instruções para confeccionar telefone de latinha, de brinquedo e tubo acústico. Há ainda o jogo virtual Belatrix e o Palácio do Tempo.

Também encontrado em: Educação e Tecnologia, Educadores, Ensino, Estudantes, Material de Referência
Nickelodeon
http://www.mundonick.com/
Jogos bem variados baseados nas personagens do canal infantil pago. Para os mais novos, o “livro de colorir” tem figuras das personagens de “Os Anjinhos” para pintar.
O carteiro
http://www.ocarteiro.com.br
Divirta-se escrevendo e enviando mensagens eletrônicas animadas aos seus colegas. Esse site oferece inúmeras opções de cartões virtuais gratuitos. Na seção “Calendário”, é possível verificar as efemérides de cada mês.
Plenarinho
http://www.plenarinho.gov.br
Site da Câmara do dos Deputados, que traz informações, jogos e brincadeiras sobe educação, leis e o trabalho dos deputados, além de dicas de links e sala de bate-papo. Voltado para o público infantil.

Também encontrado em: Cidadania
Portal Pró–Menino
http://www.promenino.org.br
O portal tem como meta contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população infanto-juvenil do país. Para isso, disponibiliza informações a respeito dela e, principalmente, um aprofundamento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Exemplo: uma representação gráfica do ECA em forma de uma cidade.

Também encontrado em: Cidadania, Educação Inclusiva, Grupos de Discussão, Material de Referência, Notícias de Educação, ONGs, Projetos Educacionais
Psicologia – Educação
http://www.alfmarc.psc.br/avent_edu.asp
Veja artigos do psicólogo e educador Alfeu Marcatto sobre RPG e seu uso pedagógico. O site oferece um exemplo da aplicação do RPG em sala de aula.
Recreio online
http://recreionline.abril.uol.com.br/
Site da revista infantil, que traz jogos tradicionais e fáceis de acessar, como batalha naval, jogo da velha, damas, jogo da memória e campo minado.

Rede RPG
http://www.rederpg.com.br
Interessante site sobre RPG, que traz notícias, artigos, entrevistas, lançamentos, dicas para ilustração e projetos, entre outros. Destaque para as listas de discussão, uma das marcas registradas da Rede.
Terra Kids
http://www.terra.com.br/criancas/jogos.htm
Com layout simples e fácil de acessar, oferece jogos que estimulam raciocínio matemático, lógica e atenção, voltados para crianças. Confira o “Space Tour”, no qual o jogador tem de ajudar um alienígena a conhecer os planetas do Sistema Solar.
Turma do Chiquinho
http://www.turmadochiquinho.com.br
Desenvolvido pela TV1, o site combina entretenimento e educação por meio de temas atuais do universo infantil. Cada um dos personagens que forma a turma é especializado em um assunto. Destaque para a seção de “Games”, em que se pode jogar a “Batalha das Bactérias” e o “Jogo do Apagão”.
Xadrez Online
http://xadrezonline.uol.com.br/index2.htm
Um clube brasileiro para jogar xadrez pela Internet. Na seção “Aprenda a jogar”, os iniciantes encontram uma orientação detalhada do jogo, com explicações sobre as peças e as estratégicas básicas.
Xadrez Online
http://xadrezonline.cex.org.br
Ambiente para jogar xadrez, o principal objetivo é servir como auxiliar nos projetos de ensino de xadrez dentro das escolar. É todo desenvolvido em software livre, e ligado ao projeto de Xadrez nas Escolas no estado do Paraná.
Sugestão de: Luis Carlos Erpen de Bona

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>