Educação Inclusiva

AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente
http://www.aacd.org.br
Site dessa instituição que realiza atendimento clínico e educacional, além de oferecer cursos de capacitação para professores da rede pública sobre inclusão de alunos deficientes em escolas regulares.
ABD – Associação Brasileira de Dislexia
http://www.dislexia.org.br
Especializada em portadores de dislexia, a associação publica nesse site eventos, listas de dislexos famosos e perguntas e repostas mais comuns sobre o tema.
Acessibilidade.net
http://www.acessibilidade.net
Site português destinado a todos os que desejam facilitar o acesso ao computador, ao software e à Internet a pessoas com deficiência, através de tecnologias de acesso e técnicas de concepção de software e de conteúdos web acessíveis.
Sugestão de: Nadja Pinho
AMA – Associação dos Amigos do Autista
http://www.ama.org.br
Página da associação que há 18 anos atende autistas. Ensina, entre outras coisas, como conviver com uma pessoa que tenha esse tipo de deficiência.
APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
http://www.apaebrasil.org.br
Divulgação de programas, eventos e campanhas da APAE no Brasil inteiro.
Associação Rodrigo Mendes
http://www.arm.org.br
Organização fundada pelo artista plástico Rodrigo Hubner Mendes, que começou a pintar com a boca aos 19 anos, logo após ter sofrido um acidente que o deixou tetraplégico. Promove o desenvolvimento artístico de pessoas portadoras de deficiência.
AVAPE – Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais
http://www.avape.com.br
Desenvolve cursos para toda a sociedade e os portadores de deficiência não pagam pelos cursos, nem pelo material didático.
Braille Virtual – Universidade de São Paulo
http://www.braillevirtual.fe.usp.br/
Pessoas sem deficiência visual têm a oportunidade de aprender a linguagem braille a partir de um curso virtual organizado por professores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo deles é ensinar pais, crianças e funcionários de escolas inclusivas a linguagem e facilitar a comunicação entre essas pessoas e quem tem algum tipo de deficiência visual.
Cambitolândia
http://www.cambito.com.br
No site, que promove a justiça social e paz, você encontra um repositório de programas pedagógicos infanto-juvenis. Professores de Geografia, por exemplo, podem utilizar o Quebra-cabeça da Europa ou das Américas para ensinar os nomes e as localizações dos Estados.

Também encontrado em: Arte e Cultura, Cidadania, Educadores, Ensino, Estudantes, Jogos Educativos, ONGs, Pluralidade Cultural
Cedipod -Centro de Documentação e Informação do Portador de Deficiência
http://www.cedipod.org.br
Essa entidade civil sem fins lucrativos foi criada em 1990 a partir da constatação da falta de uma instituição especializada na coleta, organização e divulgação de informações. Possui uma relação de sites sobre o tema.
Deficiência visual
http://www.subnormalvisao.com.br
Tem por objetivo estimular e multiplicar a troca de informações sobre deficiência visual na comunidade, facilitando o processo de inclusão.
DERDIC – Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação
http://www.derdic.org.br
Ligada à PUC, a DERDIC oferece cursos educacionais para crianças e jovens portadores de deficiência auditiva.
Entre Amigos – Rede de Informações sobre Deficiência
http://www.entreamigos.com.br
Informações sobre serviços, produtos e assuntos de interesse de pessoas com deficiência, seus familiares e profissionais da área.
Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais
http://www.apaesp.org.br
Página da APAE de São Paulo, para portadores de deficiência mental. Além de links, o site divulga formas de ajudar a associação e como se tornar um voluntário. A instituição também mantém programas de treinamento desses jovens com necessidades especiais para o trabalho.
Fundação Dorina Nowill
http://www.fundacaodorina.org.br
Serviços, história, notícias, entre outras informações, estão no site dessa fundação que funciona desde 1946 para integrar cegos e pessoas com baixa visão na sociedade.
Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual
http://www.laramara.org.br
Centro de referência nacional para habilitação, reabilitação e inclusão da pessoa com deficiência visual. E-mail: laramara@laramara.org.br
Portal Pró–Menino
http://www.promenino.org.br
O portal tem como meta contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população infanto-juvenil do país. Para isso, disponibiliza informações a respeito dela e, principalmente, um aprofundamento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Exemplo: uma representação gráfica do ECA em forma de uma cidade.

Também encontrado em: Cidadania, Grupos de Discussão, Jogos Educativos, Material de Referência, Notícias de Educação, ONGs, Projetos Educacionais
Revista Sentidos
http://www.sentidos.com.br
O projeto “Sentidos” começou a ser desenvolvido há quase dois anos, com o lançamento do site, um espaço para pessoas com necessidades especiais, familiares, amigos e profissionais da área. Em outubro de 2001, a Editora Áurea lançou a revista “Sentidos”, que apresenta a mesma proposta – na qual o centro das atenções não é a deficiência, mas pessoas com suas habilidades, talentos, interesses, fantasias e desejos.
Somos Todos Iguais?
http://www.inclusao.com.br/index_.htm
Site do projeto “Somos Todos Iguais?”, que resultou na publicação de um livro infantil, baseado nas pesquisas desenvolvidas pela psicóloga Itamar Marcondes Farah com crianças de 4 a 7 anos. Traz estratégias de suporte para o processo de inclusão.
Sorri
http://www.sorri.com.br
Sistema brasileiro de entidades não governamentais que trabalham juntas a fim de promover a reabilitação e educação profissional e inclusão social de pessoas com deficiência física, sensorial, mental e social.

 

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>