Educação e Tecnologia

A Rede
http://www.arede.inf.br
Publicação eletrônica mensal com notícias de Educação e Tecnologia.

Também encontrado em: Notícias de Educação
Cidade do Conhecimento
http://www.cidade.usp.br
Trata-se de uma rede de comunicação para estimular a cooperação entre alunos de vários níveis escolares e profissionais de diferentes áreas. O objetivo é a produção de conhecimento por meio da Internet e a formação de professores, que aprendem formas criativas de uso da rede digital em sala de aula. Destaque para o programa “Educar na Sociedade da Informação”, uma rede de aprendizado permanente voltada à experimentação pedagógica com tecnologias digitais interativas.
E-book indígena
http://www.elianepotiguara.org.br/home.html
O livro pretende promover autores indígenas, incentivar estes povos à escrita, divulgar o pensamento indígena, usufruir a ferramenta da internet para divulgar o trabalho dos autores a um baixo custo e disponibilizar este material em diversos sites. O livro apresenta contos de várias comunidades indígenas, como guarani, potiguara, entre outros.

Também encontrado em: Educadores, Leitura e Escrita
EducaRede – Ensinar com Internet
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal
Aqui você encontra artigos de especialistas em Educação e Tecnologia, analisando trabalhos e projetos de escolas que utilizam a informática como recurso pedagógico.
Escola do Futuro
http://www.futuro.usp.br
Esse núcleo de pesquisa da Universidade de São Paulo dedica-se à investigação das novas tecnologias de comunicação aplicadas à educação. O site traz a descrição de projetos, calendário de cursos oferecidos e agenda de eventos na área de educação e novas tecnologias. A Biblioteca Virtual dá acesso gratuito a um acervo de recursos em textos, imagens, sons e outros para o Ensino Fundamental, Médio e Técnico no Brasil.
José Manuel Moran
http://www.eca.usp.br/prof/moran
A página do professor de Novas Tecnologias da ECA-USP disponibiliza seus principais textos e endereços comentados sobre Comunicação e Novas Tecnologias na educação presencial e a distância.
Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação da UFRJ
http://www.latec.ufrj.br
O Latec atua na interface das áreas de Gestão do Conhecimento, Comunicação, Educação e Tecnologia, com P&D — Pesquisa e Desenvolvimento. No site é possível acessar projetos de e-learning com diversos parceiros, artigos produzidos pelo laboratório sobre educação a distância e muito mais.
Sugestão de: Sheila Regina de Vasconcellos
Projeto WWW Escola
http://www.vanzolini-ead.org.br/wwwescola
O Laboratório de Tecnologias em Educação da Fundação Vanzolini (USP) realiza experiências de mediação pedagógica, utilizando tecnologias de informação e comunicação. Esse projeto visa à capacitação pedagógica de educadores da rede pública de ensino, por meio da formação de uma comunidade virtual de aprendizagem.
Sala de Aula Interativa
http://www.saladeaulainterativa.pro.br
O site define o conceito de interatividade, traz textos sobre educação, comunicação, tecnologias digitais, mundo digital, educação a distância, sociedade da informação, entre outros. Vale a pena ver os links indicados, o chat e o fórum.
Vivência Pedagógica
http://www.vivenciapedagogica.com.br
Site que apresenta, para discussão, vivências, reflexões, artigos e dicas relacionadas ao uso das novas tecnologias no contexto educacional, Educação à Distância e Educação para a diversidade.
Sugestão de: Mary Grace Martins

Também encontrado em: Educadores, Ensino, Grupos de Discussão, Material de Referência
WebEduca
http://webeduca.wordpress.com
Blog de Jaciara de Sá Carvalho, da equipe do EducaRede e mestranda da Faculdade de Educação da USP, com notícias e comentários relacionados à Educação, Comunicação e Internet.

Também encontrado em: Blogs de professores
Zappiens.br
http://zappiens.br/portal/home.jsp
O zappiens.br é um site propício para professores e estudantes realizarem suas pesquisas. Seguindo a mesma lógica do consagrado Youtube, o ambiente disponibiliza gratuitamente conteúdos digitais (vídeos) em língua portuguesa. Entre as preciosidades disponíveis na plataforma está uma série de cinejornais, filmes com notícias que eram veiculados antes das sessões de cinema, isso quando a televisão ainda não marcava presença maciça nos lares brasileiros. O acervo do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, até então inédito na web, retrata a história do Brasil entre as décadas de 1930 à 1970. A Universidade de São Paulo (USP) também é parceira do projeto e disponibiliza vídeos de aulas e palestras.

Também encontrado em: Cidadania, Educadores, Estudantes

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>