Cidadania

A Cor da Cultura
http://www.acordacultura.org.br
É um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro – a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. No site, é possível encontrar, por exemplo, um jogo que apresenta vários instrumentos de origem africana. Você pode ouvir o som de cada um deles e tocar junto com a banda.

Também encontrado em: Arte e Cultura, Educadores, Jogos Educativos, Pluralidade Cultural
Agência Carta Maior
http://agenciacartamaior.com.br
Publicação eletrônica multimídia que nasceu por ocasião da primeira edição do Fórum Social Mundial, em janeiro de 2001, em Porto Alegre. Os princípios editoriais que norteiam o trabalho estão afinados, entre outras coisas, com o ideário que anima o movimento internacional que deu origem ao FSM.

Também encontrado em: Notícias de Educação
Agência de Notícias dos Direitos da Infância — Andi
http://www.andi.org.br
A Andi incentiva a construção de uma cultura, nos meios de comunicação, que priorize a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Oferece em seu site notícias, agenda, verbetes para auxiliar reportagens sobre o assunto, links sobre trabalho voluntário e banco de projetos sociais. Veja também as pesquisas desenvolvidas pela ONG.

Também encontrado em: Notícias de Educação, ONGs
Aprendiz
http://www.aprendiz.org.br
O portal foi criado pelo jornalista Gilberto Dimenstein como parte do laboratório de pedagogia Cidade Escola Aprendiz. Nele, você encontra notícias, agenda, guia de profissões, lista de links divididos por carreiras (“mapa da mina”), indicação de sites para ajudar na pesquisa escolar, revistas, colunas, testes, simulados e um guia de empregos com oferta de vagas, entre outras informações.

Também encontrado em: Notícias de Educação, ONGs
Assembléia Legislativa do Estado de Minas
http://www.almg.gov.br/cedis
Programa que busca estimular a participação política do cidadão, consolidar valores democráticos e mostrar como funciona o Poder Legislativo Estadual. Veja a cartilha eletrônica “Educação para a Cidadania”, destinada a professores e alunos do Ensino Médio e aberta a todos que buscam novas formas de participação política.
Sugestão de: Luiz Fernandes de Assis
Associação Curumins
http://www.curumins.org.br
Site da ONG Associação Curumins, do Ceará, tem a missão de possibilitar às crianças e aos adolescentes em situação de rua/risco meios para a construção da cidadania a partir da valorização de suas competências e potencialidades. No site podem ser encontrados os projetos desenvolvidos pela entidade.

Também encontrado em: Arte e Cultura, ONGs
Biblioteca Virtual de Direitos Humanos — Universidade de São Paulo
http://www.direitoshumanos.usp.br
O site disponibiliza a Declaração Universal dos Direitos Humanos, tratados e instrumentos internacionais de Direitos Humanos, documentos das Nações Unidas, definição e histórico da ONU, Declaração dos Direitos da Criança, documentos da Unesco e da Organização Internacional do Trabalho, entre outros. Além disso, traz textos integrais, notícias e links.
Cambitolândia
http://www.cambito.com.br
No site, que promove a justiça social e paz, você encontra um repositório de programas pedagógicos infanto-juvenis. Professores de Geografia, por exemplo, podem utilizar o Quebra-cabeça da Europa ou das Américas para ensinar os nomes e as localizações dos Estados.

Também encontrado em: Arte e Cultura, Educação Inclusiva, Educadores, Ensino, Estudantes, Jogos Educativos, ONGs, Pluralidade Cultural
Cidade Democrática
http://cidadedemocratica.org.br/
Site de participação política, onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para a construção de uma sociedade cada vez melhor.

Também encontrado em: Cidades Educadoras, Grupos de Discussão
Comitê para Democratização da Informática — CDI
http://www.cdi.org.br
Organização não-governamental que promove a inclusão social, utilizando a tecnologia da informação para a construção e o exercício da cidadania. Através de suas escolas de Informática e Cidadania, implementa programas educacionais no Brasil e no exterior, com o objetivo de mobilizar os segmentos excluídos da sociedade para transformar sua realidade.
Fórum Mundial de Educação (FME)
http://www.forummundialeducacao.org/
site do Fórum Mundial de Educação, que pode ser acessado em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês) com informações sobre o processo do FME e seus desdobramentos.

Também encontrado em: Educadores
Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil
http://www.fnpeti.org.br
O Fórum “é uma estratégia não-governamental de articulação, mobilização e sensibilização da sociedade brasileira na luta pela prevenção e o fim da exploração do trabalho de milhões de crianças e pela proteção ao adolescente trabalhador em nosso País”. Contém dados sobre a atuação do Fórum Nacional e dos Fóruns Estaduais, agenda, notícias, legislação, publicações, pesquisas, além de contatos de toda rede de parceiros no combate ao trabalho infantil.

Também encontrado em: Grupos de Discussão, Material de Referência, ONGs
Fundação Tide Setubal
http://www.fundacaotidesetubal.org.br
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local de forma sustentável, o foco de atuação da Fundação é a região de São Miguel Paulista, na zona leste da cidade de São Paulo. Além de apresentar as ações da Fundação, o site tem uma seção com “Textos para Discussão”, na qual são disponibilizados os estudos promovidos pelo núcleo de pesquisas da Fundação ou solicitados a consultores externos.
Pais Online
http://paisonline.homestead.com
Site criado por pais de alunos que estudam nas redes públicas de ensino brasileiro, com dicas. Por exemplo, como fazer uma eleição democrática para o segmento de pais do Conselho de Escola, informações sobre verbas, legislação educacional (estatuto das APMs, Conselho de Escolas, Grêmio Estudantil etc.) e espaço para críticas e denúncias.
Sugestão de: Pais Online

Também encontrado em: Educadores
Plenarinho
http://www.plenarinho.gov.br
Site da Câmara do dos Deputados, que traz informações, jogos e brincadeiras sobe educação, leis e o trabalho dos deputados, além de dicas de links e sala de bate-papo. Voltado para o público infantil.

Também encontrado em: Jogos Educativos
Portal Pró–Menino
http://www.promenino.org.br
O portal tem como meta contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população infanto-juvenil do país. Para isso, disponibiliza informações a respeito dela e, principalmente, um aprofundamento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Exemplo: uma representação gráfica do ECA em forma de uma cidade.

Também encontrado em: Educação Inclusiva, Grupos de Discussão, Jogos Educativos, Material de Referência, Notícias de Educação, ONGs, Projetos Educacionais
Promundo
http://www.promundo.org.br
O site do Instituto Promundo apresenta as propostas de trabalhos com crianças e adolescentes desenvolvidas em comunidades carentes.

Também encontrado em: ONGs
Unicef no Brasil
http://www.unicef.org.br
Site do órgão das Nações Unidas que cuida da infância no mundo. Traz documentos na íntegra, como o “Estatuto da Criança e do Adolescente” (ECA), e publicações da instituição. Além disso, apresenta os programas de desenvolvimento infantil, Educação para Inclusão, Cidadania dos Adolescentes, Sistemas de Garantias e Proteção, entre outros.

Zappiens.br
http://zappiens.br/portal/home.jsp
O zappiens.br é um site propício para professores e estudantes realizarem suas pesquisas. Seguindo a mesma lógica do consagrado Youtube, o ambiente disponibiliza gratuitamente conteúdos digitais (vídeos) em língua portuguesa. Entre as preciosidades disponíveis na plataforma está uma série de cinejornais, filmes com notícias que eram veiculados antes das sessões de cinema, isso quando a televisão ainda não marcava presença maciça nos lares brasileiros. O acervo do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, até então inédito na web, retrata a história do Brasil entre as décadas de 1930 à 1970. A Universidade de São Paulo (USP) também é parceira do projeto e disponibiliza vídeos de aulas e palestras.

Também encontrado em: Educação e Tecnologia, Educadores, Estudantes

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>