Arte e Cultura

A Cor da Cultura
http://www.acordacultura.org.br
É um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro – a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. No site, é possível encontrar, por exemplo, um jogo que apresenta vários instrumentos de origem africana. Você pode ouvir o som de cada um deles e tocar junto com a banda.

Também encontrado em: Cidadania, Educadores, Jogos Educativos, Pluralidade Cultural
ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel
http://www.ablc.com.br
O site contém notícias, vídeos, fotos, história do cordel, dicas de como escrever cordel, entre outros.
Artes.com
http://www.artes.com
Apesar de ser mais voltada aos próprios artistas, a página traz uma agenda de notícias sobre artes em geral, útil também para professores da disciplina.

Também encontrado em: Ensino
Associação Curumins
http://www.curumins.org.br
Site da ONG Associação Curumins, do Ceará, tem a missão de possibilitar às crianças e aos adolescentes em situação de rua/risco meios para a construção da cidadania a partir da valorização de suas competências e potencialidades. No site podem ser encontrados os projetos desenvolvidos pela entidade.

Também encontrado em: Cidadania, ONGs
Cambitolândia
http://www.cambito.com.br
No site, que promove a justiça social e paz, você encontra um repositório de programas pedagógicos infanto-juvenis. Professores de Geografia, por exemplo, podem utilizar o Quebra-cabeça da Europa ou das Américas para ensinar os nomes e as localizações dos Estados.

Também encontrado em: Cidadania, Educação Inclusiva, Educadores, Ensino, Estudantes, Jogos Educativos, ONGs, Pluralidade Cultural
Casa de Cultura Mário Quintana
http://www.ccmq.rs.gov.br/novo/principal/index.php
Localizada no centro de Porto Alegre, a casa de cultura foi instalada em prédio histórico e hoje abriga diversos tipos de expressão artística: música, dança, artes plásticas, literatura, cinema, teatro. O site traz o histórico da casa, descrição dos espaços, além da biografia de Mário Quintana, poeta gaúcho que morou no edifício quando lá funcionava o Hotel Majestic.
Centro Cultural Banco do Brasil
http://www.bb.com.br/portalbb/page504,128,10134,0,0,1,1.bb?codigoNoticia=17951&codigoMenu=9881
O site traz informações sobre os centros culturais que ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, além da programação por expressão artística. Como fonte de pesquisa, oferece artigos e entrevistas sobre diversos aspectos da cultura. Para escolas, vale a pena conferir os eventos do Programa Educativo.
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
http://www.dragaodomar.org.br
Com infra-estrutura para lazer e arte, o Centro visa a democratizar o acesso à cultura, gerar empregos e movimentar o mercado turístico cearense. Oferece programação artístico-cultural diversificada, inovadora e de alta qualidade. Com agendamento prévio, alunos de escolas públicas e pessoas de comunidades carentes têm acesso gratuito ao Memorial, Museu e Planetário. O site traz a programação do centro e informações sobre espaços e serviços.
Ciber & Poemas
http://www.ciberpoesia.com.br
Site com animações para ler, interagir e fazer o seu próprio poema. Textos e indicações de sites sobre poesia visual ou ciberpoesias.
Sugestão de: Fórum virtual do 3º CREDE
Cidan
http://www.cidan.org.br
Fundado em 1984 pela atriz Zezé Motta, o Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro visa à promoção e inserção do artista negro (ator, cantor, bailarino, músico). Suas atividades atuais se concentram na feitura e divulgação de cadastro fotográfico de artistas negros profissionais, para gerar oportunidades de trabalho.

Também encontrado em: Pluralidade Cultural
Cinema em Cena
http://www.cinemaemcena.com.br
Site para os cinéfilos se regalarem. Pode-se consultar filmes e obter informações técnicas, notícias de produção, fotos, cartazes, trailers, músicas, cartões e ainda fofocas de bastidores. Em “Críticas” há resenhas, comentários do editor e de internautas. É possível trocar idéias por meio de listas de discussão e fórum, se divertir na seção de humor e responder a desafios do dia.
Cinemateca Brasileira
http://www.cinemateca.com.br
Além de possuir acervo de imagens em movimento e um centro de documentação, a Cinemateca é um pólo de informações e difusão da cultura cinematográfica. Seu acervo possui mais de 30 mil títulos que abrangem obras de ficção, documentários, cinejornais, publicidade e registros familiares, brasileiros e estrangeiros, de 1895 até os dias de hoje. Tem programação regular com exibição de filmes, fornece cópias de filmes para projeção em espaços externos e abre seu acervo para pesquisa e cessão de imagens.
Fundação Memorial da América Latina
http://www.memorial.org.br
A instituição localiza-se na Cidade de São Paulo e oferece atividades diversificadas, muitas com entrada franca. No site você pode conhecer o Memorial e suas obras de arte, consultar a programação, os artigos da Revista Nova América Online e outras publicações, o acervo da biblioteca, links culturais e notícias sobre a América Latina. Há também informações sobre visitas monitoradas para escolas ou grupos de turistas.
História da Arte
http://www.historiadaarte.com.br
Traz a história da arte (em forma de linha do tempo), notícias atualizadas e artistas que se destacaram em suas épocas, além de seções de auxílio didático – como “Entenda a Arte”, “Arte para Crianças” e “Arte para Adolescentes” –, nas quais o professor encontra textos explicativos sobre os temas da disciplina, atualizados periodicamente.

Também encontrado em: Ensino
Instituto Moreira Salles
http://www.ims.com.br
O site traz a programação dos centros culturais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Poços de Caldas, além das galerias de arte e dos espaços de cinema. Focado na aquisição de acervos de fotografia, literatura, música, artes plásticas, teatro e história, o IMS disponibiliza parte deles para consulta em seus espaços. Os “Cadernos de Literatura Brasileira” integrarão as bibliotecas das escolas da rede estadual paulista de ensino.
Itaú Cultural
http://www.itaucultural.org.br
A “Enciclopédia das Artes Visuais” é uma excelente fonte de dados sobre arte brasileira. As seções “Uma Discografia Brasileira”, “Panorama Música” e “Rumos Itaú Cultural Música 2000” trazem informações sobre movimentos musicais, artistas e canções. Em “Educação” há diversos produtos voltados ao ensino da arte, incluindo textos para download. Além disso, é possível consultar a programação nos diversos endereços da instituição.
Também encontrado em: Ensino

AM – Museu de Arte Moderna da Bahia
http://www.mam.ba.gov.br
O museu localiza-se em Salvador (Bahia), num sítio histórico à beira-mar. Seu acervo permanente é formado por pinturas, gravuras, fotografias, desenhos e esculturas de artistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, entre outros. Mantém programa de aprendizado em artes plásticas por meio de cursos gratuitos; também possui serviço educativo que realiza visitas agendadas para escolas.
MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo
http://www.mam.org.br/
O setor educativo do museu recebe professores gratuitamente para treinamento artístico pedagógico. O programa inclui visita monitorada à exposição, atividade artística no ateliê, material impresso e certificado de participação. No site é possível fazer uma visita virtual ao museu para ver algumas obras. Além disso, pode-se consultar a programação que ocorre nos diversos espaços e os acervos de documentos disponíveis para pesquisa no local.

Também encontrado em: Ensino
Masp – Museu de Arte de São Paulo
http://www.masp.art.br
O site conta a história desse importante museu paulista e traz algumas obras de artistas como Botticceli, Monet, Renoir, Van Gogh, Di Cavalcanti e Portinari. É possível fazer um passeio virtual pelas salas de exposição e ver a agenda de atividades e exposições. Na página “Escola do Masp”, há dados a respeito de cursos oferecidos. Em “Serviço Educativo” podem-se obter informações sobre visitas orientadas, temáticas e assessoria ao professor.

Também encontrado em: Ensino
Mnemocine – Memória e Imagem
http://www.mnemocine.com.br
Site dedicado ao ensino e à pesquisa do universo audiovisual. Há ensaios sobre História do Cinema, conceitos básicos de linguagem cinematográfica, resenhas, críticas de filmes e links selecionados. Além disso, traz textos sobre História da Fotografia, técnicas fotográficas e galerias virtuais. A seção “Pesquisa Audiovisual” apresenta ensaios, publicações e grupos que se dedicam à linguagem audiovisual. Em “Linguagens visuais e educação” há relatos de experiências, guia de referência e bibliografia para pesquisas.
Museu do Louvre
http://www.louvre.fr
Com versões em francês, inglês, espanhol e japonês, o site de um dos maiores museus do mundo traz grande parte de suas coleções, possibilitando, até mesmo, visitas virtuais. As obras, classificadas por gênero, escola, país de origem e período, vêm acompanhadas de um texto com informações sobre o autor e a época de sua realização.

Também encontrado em: Ensino
Museu Histórico Nacional
http://www.museuhistoriconacional.com.br
Localizado no Rio de Janeiro, é um dos mais importantes museus do país. A biblioteca e o arquivo histórico disponibilizam documentos sobre a história do Brasil, história da arte, museologia, heráldica, numismática, genealogia e moda. A Divisão Educativa desenvolve projetos dirigidos a crianças e, em especial, a escolares das redes pública e particular. O site traz a programação oferecida ao público, com exposições, cursos, seminários, exibição de vídeos e atividades especiais. Veja na Galeria Virtual imagens de obras do acervo.
Overmundo
http://www.overmundo.com.br/
O Overmundo é um site colaborativo voltado para a cultura brasileira, em especial as práticas, manifestações e a produção cultural que não têm a devida expressão nos meios de comunicação tradicionais. Você pode encontrar textos, dicas e obras que apontam para um vasto panorama da diversidade cultural do Brasil. E também participar das discussões, selecionar os destaques do site e principalmente publicar os seus próprios conteúdos.
Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado
http://www.palaciodasartes.com.br
Esse órgão da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais é o maior centro de formação, produção e exibição cultural do Estado. Desenvolve trabalho com crianças, adolescentes, pacientes hospitalares, creches e grupos da terceira idade. Abriga escolas profissionalizantes de teatro, música e dança, e corpos artísticos permanentes – Orquestra Sinfônica, Companhia de Dança, Coral Lírico, Coral Infantil, Banda Sinfônica, Orquestra Jovem e Balé Jovem. O site traz informações sobre a programação e visitas guiadas.
Sugestão de: Carlos d´Andréa
Prêmio Cultura Viva
http://www.premioculturaviva.org.br
O Prêmio Cultura Viva destina-se a estimular e dar visibilidade a iniciativas culturais com caráter de continuidade e que envolvam a participação da comunidade. No site, é possível fazer a inscrição e saber um pouco mais do projeto.

Também encontrado em: Educadores, ONGs
Releituras
http://www.releituras.com/biografias.asp
Além de biografias, o site traz textos dos melhores escritores nacionais e estrangeiros, dicas para pesquisa complementar, divulgação de novos escritores e de leitores que gostam de escrever. Para quem vai prestar vestibular, há indicação de sites, calendários, gabaritos e textos para relaxar.

Também encontrado em: Ensino, Material de Referência
Revista Museu
http://www.revistamuseu.com.br/default.asp
O Portal mostra os bastidores dos museus, a criatividade dos profissionais da área e seus projetos inovadores, divulgando a cultura no Brasil e no mundo. Traz notícias, entrevistas, glossário com significado de alguns termos técnicos, galeria com dados sobre artistas novos e consagrados, agenda, legislação e muito mais. Veja em “Endereços” as informações sobre museus, órgãos de direitos autorais e Secretarias de Cultura de vários estados.
Sesc – Serviço Social do Comércio
http://www.sesc.com.br
O Sesc é mantido por empresários do comércio de bens e serviços e atua nas áreas de Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência. Possui unidades em todo o país e suas ações beneficiam grande número de pessoas. Além de sua ação social, o Sesc é um agente viabilizador da produção cultural, fomentador do turismo, incentivador da consciência ecológica e da preservação ambiental. Oferece programação variada para todas as idades e gostos: teatro, música, férias, eventos, festas, seminários, encontros, simpósios etc.
Traça
http://www.tracaonline.com.br/links.php
Trata-se de um suplemento literário eletrônico com matérias, resenhas, entrevistas, lançamentos, artigos e poesia. A proposta é incentivar a crítica e a leitura, além de discutir o jornalismo literário, lançar novos autores e resgatar os clássicos.
Sugestão de: Fórum virtual do 3º CREDE

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>