Olhos Vendados

Disciplina: Educação Física
Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Consciência Corporal, percepção sinestésica
Tipo: Metodologias

Nossas impressões visuais são, na maioria das vezes, mais desenvolvidas que as impressões provenientes dos outros órgãos dos sentidos. Esta proposta visa a mudar esse padrão e possibilitar aos alunos captarem informações do ambiente por meio de outros sentidos, salientando a importância da percepção sinestésica na execução de movimentos.

Depois de conversar sobre o objetivo da atividade, o professor organiza a turma em duplas e oferece um pano que sirva de venda para os olhos. Um aluno fica com os olhos vendados e o outro vai guiá-lo por um determinado percurso. Quando terminar o tempo combinado, as duplas voltam e invertem-se os papéis. Quem foi guia passa a ser guiado e vai fazer um percurso diferente do anterior.

O percurso deve permitir experiências motoras de andar explorando rampas, escadas e pisos diferenciados; passar por lugares estreitos e amplos, mais ou menos ensolarados, entre outras possibilidades; andar de frente, de costas, correndo ou saltando.

Durante o “passeio”, o guia é responsável pela segurança do companheiro que não está enxergando, tendo de avisá-lo e protegê-lo dos perigos, fazendo uso de uma linguagem não verbal, pois uma das regras é que os parceiros não podem se comunicar verbalmente. O estímulo à corrida ou o convite a um salto também devem ser feitos via comunicação não verbal.

Deve-se estipular um tempo (aproximadamente 15 minutos) para que os parceiros troquem de papéis e, depois, promover a troca de impressões pessoais sobre a experiência vivida. O professor deve explorar a riqueza de informações que a experiência permite e discutir com os alunos sobre a importância dessas observações, mesmo quando estamos de olhos bem abertos.

Texto original: Iza Anaclêto e Mônica Arruda Xavier
Edição: Educarede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>