Massagem na Educação Física

Disciplina: Educação Física
Ciclo: Ensino Médio
Assunto: Relaxamento
Tipo: Metodologias


A massagem normalmente é associada apenas aos seus efeitos terapêuticos, e é aplicada quando o indivíduo está com alguma enfermidade. Mas é importante observar que também podemos utilizá-la para relaxamento, desintoxicação e estética.

Esta atividade visa a ensinar aos alunos técnicas básicas de automassagem, que contribui tanto para a melhoria da qualidade de vida, como para fazê-los perceber melhor o próprio corpo.

Material necessário

  • Bolinhas de tênis, de borracha ou tocos de madeira feitos de cabo de vassoura de aproximadamente 15 cm de comprimento.
  • Aparelho de som.
  • Colchonetes (se não houver, peça aos alunos que tragam toalha de banho).

Preparação:

  • Avise os alunos com antecedência sobre esta atividade para evitar possíveis constrangimentos.
  • Leve-os para uma sala de aula limpa e sem carteiras. Peça a eles que fiquem descalços e retirem objetos como anéis, relógios e pulseiras.

Descrição da atividade

1) Automassagem com objeto

  • Em pé, descalço, com uma das mãos apoiada na parede, rolar o toco de madeira ou a bolinha de tênis sob um dos pés durante três minutos. É importante que o aluno explore todas as possibilidades: do calcanhar à ponta dos dedos. Repetir a atividade com o outro pé.
  • Sentado, rolar a bolinha ou o toco com a parte posterior da perna. O movimento deve ser feito lentamente, de baixo para cima, do tornozelo até a coxa, por dois minutos em cada perna.
  • Sentado, pernas levemente afastadas, friccionar a parte anterior e interna da perna, utilizando a bolinha ou o toco. Bastam dois minutos para cada perna.
  • Deitado, pernas semiflexionadas, elevar o quadril colocando a bolinha ou o toco na borda direita da coluna vertebral, acima do sacro (Vértebra L4). O aluno deve balancear o corpo suavemente. A cada dez balanceios, subir um pouco a bolinha ou o toco em direção à cabeça até atingir a primeira vértebra dorsal. É importante observar que não é sob a coluna, e sim sob o músculo paravertebral, distante um dedo da coluna lateralmente. Se usar o toco de madeira, apóie-o verticalmente.
  • Repetir o exercício sob a borda esquerda da coluna.
  • Deitado, pernas semiflexionadas, posicionar a bolinha ou o toco sob a cabeça, na base do osso occipital e balancear a cabeça suavemente para um lado e para o outro.
  • Sentado, massagear todo o braço com o auxílio da bolinha ou do toco. Bastam dois minutos para cada braço.

2) Automassagem sem objeto

  • Friccionar as mãos para ativar a circulação sangüínea e aquecê-las, preparando-as para a massagem.
  • Sentado, pernas levemente afastadas, o aluno flexiona a perna direita, apoiando o pé direito sobre a coxa esquerda. Com os dedos polegares, o aluno apalpa a planta do pé, como se fizesse uma “massa”, por dois minutos em cada pé.
  • Sentado, o aluno deve semiflexionar uma das pernas. Com os polegares das duas mãos, pressionar a panturrilha (músculo gastrocnêmio). Em seguida, a tíbia (osso frontal da perna), com movimentos circulares realizados com as palmas das mãos. Fazer a mesma coisa com o quadríceps e parte posterior da coxa, porém com as mãos fechadas em forma de soco. Repita o exercício para a outra perna.
  • Sentado, com a mão direita aberta e as pernas semiflexionadas, massagear o abdome com movimentos circulares no sentido horário, exercendo uma pressão suave.
  • Sentado, massagear a mão direita com o polegar da mão esquerda. Fazer o mesmo para a outra mão.
  • Sentado, massagear suavemente o braço direito com a mão esquerda e vice-versa, desde o punho até o ombro.
  • Sentado, massagear o ombro direito com a mão esquerda dando leves apertões. Na seqüência, passar para o pescoço: a mão que está massageando vai para trás do pescoço pelo lado da própria mão e aperta-o por trás, suavemente. Depois, inverter.
  • Sentado, com as mãos abertas e leves, massagear o rosto, como se o estivesse lavando.
  • Sentado, massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos das duas mãos.
  • Sentado, as mãos em forma de soco, massagear as costas, da coluna vertebral às costelas, até onde alcançar. Em seguida, fazer o mesmo na região da base da coluna vertebral.
  • Sentado, com as mãos em forma de concha (tapotagem), percutir por todas as partes do corpo, de baixo para cima, dos pés à cabeça.

É muito importante que o professor experimente todo o processo antes de orientar os alunos, pois há detalhes que só poderão ser observados e corrigidos na prática. Cabe também observar que uma música suave, de acordo com a preferência dos alunos, facilita o trabalho e aumenta o prazer.

Texto Original: Iza Anaclêto e Mônica Arruda Xavier

Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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