Você está tão mudado!

Disciplina: Arte – Educação Artística
Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Jogos de percepção/observação
Tipo: Metodologias

Ao propor essa atividade o que se pretende é aguçar nos alunos a capacidade de observar o cotidiano, para ampliar o diálogo com a realidade, e oferecer oportunidades para que os participantes conheçam melhor a si mesmos e aos outros.

Procedimento

Divida os participantes em duas grandes colunas, uns de frente para os outros.
Solicite que os jogadores observem atentamente o parceiro que se encontra a sua frente. · Peça que uma das colunas se retire da sala por algum tempo e oriente os jogadores que ficaram na sala para que mudem alguns detalhes em si. Podem, por exemplo, dobrar a manga da blusa ou a camiseta, trocar de relógio com outra pessoa, tirar ou colocar para dentro a blusa ou a camiseta etc.
Feitas as mudanças, o grupo que saiu retorna à sala e, a uma ordem do coordenador, cada participante, sem falar nada, observa o companheiro à frente tentando perceber as mudanças ocorridas.
Dê um rápido tempo para a observação e solicite àqueles que saíram que fiquem de costas para os companheiros.
Indague, de um por um, as mudanças percebidas. Muitos jogadores não conseguirão dizer nada, tendo em vista que não haviam observado seus parceiros; outros falarão de mudanças não ocorridas; outros, ainda, poderão fazer referência a detalhes de dias anteriores.
Dando seqüência ao jogo, sai o grupo que havia permanecido. Para os que ficaram, o professor solicita que nada seja modificado ou para que um mesmo e idêntico detalhe seja alterado por todos.

De forma divertida, essa atividade pode criar em sala de aula um ambiente bastante propício à discussão e ampliação da capacidade de observação de cada um dos participantes.

Fonte:
A Arte é de Todos: Artes da Representação, publicação elaborada pelo CENPEC.

Edição: Equipe EducaRede

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>