Minha Terra 2010: muitas novidades à vista

Reportagens e protagonismo juvenil voltam com força total no Minha Terra 2010  

 

Em 2009, a Comunidade Virtual Minha Terra reuniu 8.538 participantes entre alunos e professores de 1.039 escolas espalhadas por 22 Estados brasileiros. Todos com objetivo de produzirem e compartilharem conhecimento sobre a localidade que habitam por meio de reportagens que as equipes elaboraram e publicaram no ambiente virtual. O exercício do protagonismo na comunidade por meio da busca de soluções para a melhoria de situações apontadas nos trabalhos foi uma das marcas do projeto.

A apropriação de ferramentas da web 2.0, outra característica do Minha Terra, permitiu o fortalecimento do espírito cidadão nos jovens estudantes brasileiros. O Minha Terra sugeriu jogos interativos que trouxeram à tona a temática meio ambiente, além de desafios com o celular (produção de vídeos) e o Twitter, microblog que coloca internautas em contato por meio de mensagens com até 140 caracteres.

Um exemplo marcante de exercício de cidadania foi a conversa direta via microblog de jovens estudantes paulistanos com o secretário de Educação do município de São Paulo, Alexandre Schneider. Eles cobravam ações do poder público em relação aos problemas apontados nas reportagens que produziram ou parabenizavam Schneider por melhorias efetuadas na educação. O secretário conversou intensamente com os alunos durante o projeto.

Para o Minha Terra 2010, muitas novidades estão previstas! A comunidade volta com força total em abril e Claudemir Viana, gestor do projeto, avisa que novas pautas e desafios estarão disponíveis. Neste ano, além de novos participantes, foram elaboradas atividades para permitir a continuidade dos trabalhos daqueles que já faziam parte do Minha Terra em 2009. Confira a entrevista completa com Viana:

EducaRede – Quais as principais novidades do Minha Terra 2010?

Claudemir Viana – São principalmente as novas pautas, os novos desafios e as novas participações. No caso das pautas, todas que foram apresentadas em 2009 serão mantidas porque agradaram muito aos participantes, e as equipes que desenvolveram uma determinada pauta agora podem escolher outra que já estava disponível no Minha Terra 2009. Mas também teremos novas pautas especialmente preparadas para 2010.

É o caso da “Copa do Mundo: esporte e cultura”, no tema Cidade e Cultura, em razão do evento esportivo que ocorrerá na África do Sul. Outro exemplo está no tema Cidade e Participação Social, denominada “Eleições e cid@d@ni@”, devido ser este um ano eleitoral. Trazemos uma abordagem sociológica, sem ser partidária ou ideológica, destacando as práticas cidadãs pela Internet. No mesmo tema, trazemos a pauta “Internet livre e segura, como?”, uma forma de educação para o uso seguro e responsável da rede.

No tema Cidade e Qualidade de Vida, a nova pauta é sobre “Valores Humanos”, tais como respeito, solidariedade, ética, honestidade, e outros tão importantes para a sociedade e que merecem ser trabalhados na escola e fora dela, a fim de se construir uma melhor qualidade de vida.

E no tema Cidade e Trabalho trazemos a pauta “Ser empreendedor”, não tanto para tratar de grandes empresários e grandes invenções, mas sim para percebermos o quanto empreendedores são muitos homens e mulheres, e mesmo jovens, que se tornam pequenos empresários autônomos e inovam no mercado de trabalho ao abrirem seu negócio, como vendedores, artesãos, prestadores de serviços, inventores, dentre outros, dinamizando a economia local, além de garantir sua sobrevivência, é claro.

EducaRede – E os desafios e as novas participações?

Claudemir Viana – Teremos os desafios já apresentados em 2009, mas trazendo novos conteúdos, como no caso de novos jogos interativos cuja temática tem relação com as pautas sugeridas. Outro exemplo é o uso do twitter e do celular que já acontecerá desde a primeira fase, e não só a partir do meio do ano como fizemos em 2009. Além disso, incluiremos novos aplicativos e novas ferramentas da web 2.0 com o decorrer das atividades.

Quanto às participações, receberemos alunos e educadores de redes de ensino que não participaram em 2009, graças às parcerias que estamos construindo. E também teremos novas categorias de participação, pois muitas equipes de reportagem que não conseguiram concluir seus trabalhos em 2009 e que continuam no Minha Terra 2010 poderão dar continuidade aos trabalhos a partir de onde pararam.

EducaRede – Explique melhor quais são as categorias de participação.

Claudemir Viana – Temos três categorias: “Sou iniciante”, para quem começa agora a explorar o Minha Terra ; “Por novos caminhos”, para quem já andou pelo Minha Terra em outros anos, mas agora quer participar com novo projeto e “Seguindo em frente”, para quem quer dar continuidade ao projeto desenvolvido em 2009. Lembrando que as equipes de reportagem podem iniciar a participação a qualquer momento do ano, já que cada etapa pode ser realizada de acordo com o interesse e as condições de participação das equipes.

EducaRede – Qual o impacto que o Portal Global do Educarede terá no Minha Terra 2010?

Claudemir Viana – Estamos com muitas expectativas quanto aos impactos positivos no Minha Terra com o processo de globalização do Portal Educarede, que ocorrerá durante todo o ano. É que o Minha Terra será o projeto do Brasil a ser incorporado pelos demais países que fazem parte do Portal Global (Espanha, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, México). Isto significa que o Minha Terra receberá, já neste ano, alunos e escolas daqueles países, tornando, assim, muito mais rica a interação entre os participantes, e mais ampla a repercussão das produções publicadas pelas equipes de reportagem. E isto, com certeza, viabilizará um Minha Terra internacional em 2011.

Como participar

Professores e alunos de todo o país, do Ensino Fundamental e Médio, podem participar do Minha Terra 2010. Para tanto, basta acessar a comunidade virtual (www.educarede.org.br/minhaterra), efetuar o cadastro no portal e a inscrição no projeto. Não há prazo final para a inscrição, porém sugerimos que os interessados comecem as atividades o quanto antes. Com isso, haverá mais tempo para a elaboração e execução dos projetos.

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(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

 

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