Cenas curtas

Disciplina: Arte – Educação Artística
Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Diversidade na fala
Tipo: Texto

A atividade teatral tem como objetivo desenvolver a expressão corporal e verbal, pois o corpo e a voz são os “instrumentos” do teatro. O exercício proposto a seguir é voltado especialmente à fala e à compreensão de textos e visa a possibilitar aos alunos a percepção de que a forma de falar altera o significado do que está sendo dito.

Primeiramente, é preciso escolher um pequeno trecho de uma peça de teatro, um diálogo que tenha, no máximo, três personagens com três falas cada um. O professor pode pesquisar ou propor que os alunos pesquisem esse texto, por exemplo, na Internet, escolhendo apenas um para o trabalho. Há várias páginas que disponibilizam peças teatrais para fazer download gratuito, como o Portal Oficina de Teatro ou as bibliotecas virtuais.

Os alunos, divididos em grupos de acordo com o número de personagens (dois ou três), lêem o diálogo que já receberam. Durante um tempo (cerca de 10 minutos), cada grupo define quais os personagens que cada integrante fará e, sem ensaio prévio, apresenta as cenas.

A improvisação vai gerar nos grupos diferentes soluções para as mesmas falas. É importante que os grupos estabeleçam os personagens antes do início da improvisação, pois assim não ficam presos às soluções encontradas pelos grupos que apresentarem primeiro.

No fim da atividade, os alunos comentam cada improvisação, observando as características propostas pelos grupos, relacionadas à fala e à compreensão do diálogo, tanto da perspectiva de quem atuou como de quem assistiu. Nas diferentes soluções podem aparecer emoções variadas para uma mesma frase, como raiva, desprezo, carinho etc., e essas variações podem ser observadas na entonação, nas pausas e na altura da voz.

É importante ter o cuidado para que esse comentário apresente uma observação, e não um julgamento das cenas realizadas, tanto por parte dos alunos como do professor.

Texto original: Lelê Ancona
Edição: Equipe EducaRede

Os sites indicados neste texto foram visitados em 27/03/2002

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>