Cenas congeladas

Disciplina: Arte – Educação Artística
Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Jogo de imaginação
Tipo: Metodologias

Esta atividade é recomendada e largamente utilizada em teatro, pois amplia a capacidade de percepção e utilização do espaço cênico. É também um ótimo recurso para discutir certos temas, como diferentes formas de preconceito e autoritarismo, contradições entre a teoria e a prática.

Toda vez que atores montam uma cena “congelada”, ou seja, em que eles não se movem, mas representam uma ação como se estivessem em uma fotografia, usa-se a expressão montar um tablô (tableau é uma palavra francesa que significa quadro).

Divida a turma em grupos com um determinado tempo para combinar a montagem dos tablôs a serem apresentados. Algumas sugestões:

Criar cenas a partir de reproduções de obras de artistas plásticos, fotografias de família, recortes de revista.
Criar cenas do cotidiano, desde as mais simples até aquelas mais “complexas”, como aniversários, casamentos, discussões entre pais e filhos, velar um morto.
Outros temas: academia de ginástica, salão de beleza, laboratório, hospital, hospício, show de música, loja de brinquedos, quadra de esportes etc. Aqui, um subgrupo monta e a turma tenta descobrir o tema dado.
Criar cenas com versos de músicas, por exemplo, “caminhando contra o vento, sem lenço sem documento”, “para sempre é sempre por um triz”, “reparando bem, todo mundo tem pereba”, “Sou o boneco de mestre Vitalino”, “Os devotos do Divino vão abrir sua morada, pra bandeira do Divino ser bem-vinda, ser lembrada”.
Depois de a cena estar congelada, dê um tempo para que os participantes e observadores discutam as idéias e sentimentos que expressam ou captaram.

Fonte:
A Arte é de Todos: Artes da Representação, publicação elaborada pelo CENPEC.

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>